DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Conselhos Gestores dos parques municipais terão eleição em abril

Desde 6 de fevereiro, estão abertas as inscrições para representantes da sociedade civil, dos segmentos frequentadores, movimento/instituição/entidades e trabalhadores comporem os Conselhos Gestores dos parques municipais da cidade de São Paulo.

As vagas estão disponíveis em 84 áreas verdes distribuídas em todas as regiões da capital. O prazo de candidaturas vai até 7 DE MARÇO. Os detalhes da eleição estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 18 de janeiro.

Os Conselhos Gestores dos parques municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. A principal meta é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais.

Podem se inscrever no segmento ‘Frequentadores’, visitantes dos parques, maiores de 18 anos. Para o segmento ‘Movimento, Instituição ou Entidade’ podem concorrer grupos representativos, cuja operação corresponda aos distritos de abrangência da área verde pretendida. E por fim, no segmento ‘Trabalhadores’ estão aptos a participar os prestadores de serviço do respectivo parque municipal, de órgãos públicos ou de empresas privadas que nele atuem. Os candidatos poderão se inscrever para apenas um Conselho Gestor.

Caso não seja alcançado o mínimo de 50% de inscrições de mulheres em relação ao número total de assentos em disputa, considerando titulares e suplentes, o prazo de inscrição será reaberto por 15 dias (de 9 a 23 de março).

A votação de ‘Frequentadores’ e ‘Movimentos, Instituição ou Entidade’ será realizada de forma eletrônica, das 10h do dia 17 de abril às 17h do dia 23 de abril, por meio do site: HTTPS://SVMAELEICOES.PREFEITURA.SP.GOV.BR/. A Prefeitura ressalta que os frequentadores poderão escolher até dois parques para votar. O eleitor que não tiver acesso à internet poderá procurar a equipe de plantão nos parques indicados no edital, no dia 23 de abril, das 10h às 16h.

A eleição para o segmento ‘Trabalhadores’ será presencial, por meio de assembleia realizada em cada um dos parques, no dia 20 de abril, das 10h às 12h. O mandato para os selecionados será de dois anos, de 2023 a 2025.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: um titular e um suplente para ‘Trabalhadores’ e também para ‘Instituições’. Já para o segmento ‘Frequentadores’ são três postos para os titulares e três para suplentes. A exceção fica por conta dos parques Buenos Aires, Independência, Vila Guilherme-Trote, JACQUES COUSTEAU-LAGUINHO, Trianon e Augusta que elegerão quatro frequentadores titulares e quatro suplentes.

As inscrições dos candidatos são feitas através do preenchimento da ficha correspondente ao segmento desejado, disponível no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em HTTPS://SVMAELEICOES.PREFEITURA.SP.GOV.BR/, e com a apresentação de toda documentação solicitada no edital. O resultado final da votação, com a apuração de votos e classificação, se dará pelo mesmo site da SVMA.

Na zona Sul, esta é a lista de parques em que haverá a eleição: Alto da Baronesa (RESERVA), Alto da Boa Vista, Barragem do Guarapiranga, Búfalos (em implantação), Chuvisco, Eucalipto, Feitiço da Vila, Guanhembu, Guarapiranga, Horto do Ipê (em implantação), Independência, Jacques Cousteau – Laguinho, Lina e Paulo Raia, Linear 9 de Julho, Linear Aristocrata (em implantação), Linear Cantinho do Céu, Linear Castelo, Linear Ribeirão Caulim, Linear Ribeirão Cocaia, Linear São José, M’Boi Mirim, Morumbi Sul, Nascentes do Ribeirão Colônia, Praia de São Paulo, Prainha, Santo Dias, Severo Gomes e Shangrilá.

Comente Aqui