DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Comércio pode contribuir para o descarte correto do óleo de cozinha usado

O descarte inadequado do óleo de cozinha usado pode gerar resíduos. Assim, sua destinação correta ajuda a reverter possíveis danos ambientais, além de contribuir para a fabricação de novos produtos.

Em 2021, uma parceria firmada entre indústria e comércio para conscientização sobre o descarte adequado do resíduo gerou a coleta de 764.277 litros de óleo, superando a meta prevista para o período, que era de 700 mil litros. Atualmente, no estado de São Paulo, estão instalados 2,7 mil pontos de entrega voluntária em 130 cidades atendidas pelo programa.

Para contribuir com o aumento de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), a participação do comércio é fundamental e agrega benefícios. Para a população, é a comodidade de encontrar um local mais próximo para o descarte do óleo residual, já para o comerciante, é o cumprimento da legislação, com a participação no sistema de Logística Reversa.

A adesão ao programa é gratuita e não há custos para a aquisição do coletor, transporte e destinação do produto (pois são de responsabilidade do fabricante ou importador parceiro).

As empresas que aderirem ao Óleo Sustentável – programa coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) que promove a conscientização sobre o armazenamento e descarte corretos do óleo de cozinha usado – podem encontrar informações sobre como funciona a plataforma, as metas e as possibilidades de atuação nos links: HTTPS://WWW.FECOMERCIO.COM.BR/PROJETO-ESPECIAL/LOGISTICA-REVERSA/OLEO-DE-COZINHA-USADO E HTTPS://WWW.OLEOSUSTENTAVEL.ORG.BR/

O varejo pode contribuir de duas formas: cedendo espaço para a instalação de PEV’s e conscientizando funcionários e consumidores, por meio de ações de divulgação veiculadas em banners no interior do estabelecimento, nas mídias sociais e nos canais digitais.

Quando a população leva óleo usado para os PEV’s, ela ajuda na geração de emprego e renda dos parceiros de coleta e das indústrias recicladoras, que destinam o material para criação de novos produtos, como sabão, tintas, vernizes e biodiesel, por exemplo. Atualmente, apenas 2% da mistura de matérias-primas utilizadas para a fabricação de biodiesel é composta por óleo vegetal residual.

A estimativa é que, a cada litro do produto pós-consumo, sejam gerados 250 ml de resíduos, que poderiam ser destinados para a produção de biocombustíveis, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.

Comente Aqui