DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Com o reinício das obras, entrega da Linha 17 fica para junho de 2026

Em setembro passado, foram retomadas as obras da Linha 17 – Ouro (Monotrilho) ligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Para tanto, uma nova empresa foi contratada, após a rescisão do contrato feito anteriormente. A contratação ocorreu por convocação de empresa licitante remanescente, que participou da licitação original em 2019 e aceitou assumir a execução das obras remanescentes pelo valor que ofertou à época. O acordo foi assinado pelo valor de R$ 847.079.624,89.

Segundo o governo do Estado, as obras vem sendo retomadas gradativamente com a arrumação dos canteiros, começando pelo Pátio Água Espraiada. As obras civis devem ser concluídas em 2025, o que possibilitará a instalação de sistemas e testes para a operação da linha em 2026, conforme o governo. O contrato prevê a execução dos trabalhos em 18 meses, a partir da primeira ordem de serviço emitida em setembro.

A execução das obras civis da Linha 17 tem cerca de 80% de conclusão. Toda sua implantação, que inclui as obras civis já realizadas, sistemas e trens, chegou a 60% de avanço, informou ainda o Estado.

Com isso, a previsão de entrega da linha para a operação da concessionária e uso pelo público é para 2026. Atualmente, circulam cerca de 5,3 milhões de passageiros por dia pelas linhas do metrô paulistano.

 

Comente Aqui