DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Com muitas atrações, Virada Cultural acontece também no extremo Sul

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anuncia a Virada Cultural do Pertencimento 2023, nos DIAS 27 E 28 DE MAIO, sábado e domingo.

Neste ano, o modelo descentralizado da edição 2022 é ampliado, com três novas arenas, em Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis, além das apresentações em equipamentos culturais. O evento tem uma estimativa de público de 4 milhões de pessoas e deve gerar cerca de 1,8 mil postos de trabalho diretos ou indiretos, segundo a Prefeitura.

A Virada Cultural do Pertencimento reúne os maiores artistas do mainstream nacional e até internacional, trazendo do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo.

Entre os destaques da programação, estão confirmados os shows de Iza, Glória Groove, Léo Santana, Homenagem à Rita Lee com Beto Lee e Paula Lima, Emicida, Michel Teló, Lexa, Melim, Baco Exú do Blues, Diogo Nogueira, Raça Negra, Papatinho, Turma do Pagode, Vanessa da Mata, Supla, Tierry, Karol Conká, Filhos da Bahia, Pixote, Tiee e Baianasystem, entre outros.

A programação corrida, dividida por palcos, pode ser acessada no site oficial da Secretaria de Cultura. A programação está sujeita à alterações.

Ao todo, são 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade: Capela do Socorro, Campo Limpo, Heliópolis, M’Boi Mirim e Parelheiros (Zona Sul), Brasilândia e Parada Inglesa (Zona Norte), Cidade Tiradentes, Itaquera e São Miguel Paulista (Zona Leste), Butantã (Zona Oeste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

Para além da programação de shows, todas as arenas apresentam, no domingo, a Viradinha, das 9h às 12h, com atividades e espetáculos voltados para crianças de todas as idades. A programação infantil também conta com Palavra Cantada, no Campo Limpo; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim; e outras atrações mais.

A Virada Cultural também leva programação para um total de 49 equipamentos culturais municipais participantes – 4 teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 Casas de Cultura; 12 Centros Culturais; 4 museus; 11 bibliotecas; e 2 CEU’s.

Os equipamentos culturais da SMC receberão programação diversificada, como no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, com a Pia Fraus que apresentará o espetáculo infanto-juvenil “Gigantes Modernistas”, no sábado.

A Virada Cultural do Pertencimento 2023 tem como parceiro institucional e de programação o governo do Estado de São Paulo; Sesc – SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo); Theatro Municipal de São Paulo; Museu do Tribunal de Justiça; Museu das Favelas; Centro de Tradições Nordestinas; Biblioteca São Paulo; Biblioteca Villa Lobos; Museu da Imigração; Unibes Cultural; e os consulados da Argentina, Angola e Itália.

Já no Metrô de São Paulo, o funcionamento das estações Anhangabaú e São Bento, no Centro, serão 24 horas para entrada e saída e o restante das estações só para saída fora do horário padrão.

O SESC NA VIRADA

O Sesc São Paulo, em parceria com a SMC, realiza em 16 unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2023, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como música, teatro, circo, dança, cinema, literatura e artes visuais.

Na região Sul, dentre os shows que são destaque na programação do Sesc na Virada Cultural 2023, estão as apresentações de Supercombo (Sesc Interlagos), Ellen Oléria cantando Beyoncé (Sesc Ipiranga), Ivan Lins (Sesc Pinheiros) e, especialmente para as crianças, Hélio Ziskind (Sesc Santo Amaro), com uma retrospectiva de trabalhos como “A Noite no Castelo”, “Meu Pé, Meu Querido Pé” e canções do programa “Cocoricó”.

ENDEREÇOS DAS ARENAS

BRASILÂNDIA – INAJAR (Avenida Inajar de Souza, 2298 – Limão);
BUTANTÃ (Avenida Eliseu de Almeida, altura do número 3307 até o 3893 – Instituto de Previdência);
CAMPO LIMPO (Rua dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refúgio);
CAPELA DO SOCORRO (Avenida Atlântica, 2450 – Jardim Três Marias);
CIDADE TIRADENTES (Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo);
HELIÓPOLIS (Palco 1: Avenida Almirante Delamare, 509 e Palco 2: rua cel. Silva Castro, 154-206 – Vila Heliópolis);
ITAQUERA (Avenida Nagib Farah Maluf, s/nº, Itaquera);
M’BOI MIRIM (Avenida Luiz Gushiken, 50, Chácara Santana);
PARADA INGLESA (Avenida Luiz Dumont Villares, altura do número 1400 – Parada Inglesa);
PARELHEIROS (Rua Teresinha do Prado Oliveira, 100 – Jardim Novo Parelheiros);
SÃO MIGUEL (Avenida deputado dr. José Aristodemos Pinotti, 20, São Miguel Paulista);
VALE DO ANHANGABAÚ (Anhangabaú – Centro Histórico de São Paulo).

Comente Aqui