DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

CineSolar promove sessão gratuita de cinema em Parelheiros

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega ao distrito de Parelheiros, zona sul de São Paulo, com atividades culturais para a população.

Com patrocínio da Progen e apoio da Subprefeitura Parelheiros, na quarta-feira, 7 de dezembro, a partir das 18h, na rua em frente à Emef Pedro Geraldo Schunck, no Jardim Silveira, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme “Rio 2”. Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além disso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

O CineSolar faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental da Progen, que visam ajudar pessoas por meio da educação, e é viabilizado pelo projeto Rede Brazucah – 2ª edição, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Progen e apoio da Unesco, da Subprefeitura Parelheiros, da Emef Pedro Geraldo Schunck e da Casa di Fatel. A iniciativa é realizada pela Brazucah Produções e Ministério do Turismo.

Em Parelheiros serão exibidos os filmes: Movimento #EDUCASTEM2030 – Unesco – 3 minutos; ‘As aventuras de Pety’ – direção de Anahi Borges – São Paulo – duração 14 minutos – Animação/2019 – Livre; ‘De Onde Vêm os Dragões?’ – direção de Grace Luzzi – São Paulo – duração 10 minutos – Animação/2020 – Livre; ‘Os Segredos do Rio Grande’ – direção de Analúcia Godoi – Espírito Santo – duração 5 minutos – Animação/2017 – Livre; ‘Plantae’ – direção de Guilherme Gehr – Brasil, Animação – Livre; ‘O Gigante’ – direção de Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 minutos – Animação – Livre; ‘Rio 2’ – direção de Carlos Saldanha – EUA – duração 101 minutos – Animação/2014 – Livre.

A apresentação acontece em frente à Emef Pedro Geraldo Schunck, situada à rua Antônio Bernal, 40, bairro Jardim Silveira, em Parelheiros.

 

 

Colaboração:  Lucas Ribeiro

Comente Aqui