DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Cidade receberá dois murais em tributo à Mata Atlântica

Como multicolorido motivo de reflexão, a cidade de São Paulo ganhará até o final do mês de agosto, dois painéis de pintura realista em tributo à Mata Atlântica.

As obras que exaltam a biodiversidade do bioma serão pintadas pelo muralista Filiage no Museu da Energia e no Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, na zona Leste. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é até 31 de agosto, dependendo das condições climáticas. Entre outras obras na capital, Filiage assinou grafites para a antiga sede da Fundação SOS Mata Atlântica no Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

A pintura dos dois murais é uma das atividades na cidade de São Paulo do Projeto Muros na Mata Atlântica, iniciativa nacional que já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; em Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina; Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná; e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Até 26 de agosto, a pintura de aproximadamente 60 m² será realizada no CEU São Rafael. Entre 27 e 31 de agosto, o outro mural, em torno de 100 m², será confeccionado no Museu da Energia, nos Campos Elíseos.

Além da produção dos painéis, ações educativas também serão executadas como parte do projeto na capital paulista. No dia 26 de agosto, acontecerá uma palestra sobre a Mata Atlântica, para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Dora Pino Pretini, que integra o equipamento do CEU São Rafael. Depois está previsto um encontro do artista com pessoas com deficiência visual e auditiva, seguido de uma visita guiada dos participantes ao local da pintura, assistidos por um intérprete de Libras.

O PROJETO MUROS NA MATA ATLÂNTICA

Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica, são os propósitos do projeto Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Nascido em São José do Rio Preto (SP), o artista Filiage nota que na Mata Atlântica, “antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”.

Os murais que Filiage irá pintar em São Paulo reproduzirão espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. O artista alia as técnicas tradicionais do muralismo a pinceladas da Street Art, para produzir painéis gigantes. São Paulo é a última etapa da iniciativa nacional.

Como seguir e postar nas redes sociais: Facebook (www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte) com a hashtag #murosnamataatlantica .

Comente Aqui