Mais de 10,5 mil eleitores surdos das dezoito cidades que realizarão o segundo turno das eleições no estado de São Paulo no domingo, 27 de outubro, contarão com o programa São Paulo São Libras para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, por meio da Central de Interpretação de Libras.
A iniciativa é resultado de um acordo firmado em agosto, entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), para garantir acessibilidade durante o processo eleitoral. No primeiro turno, mais de 650 eleitores acionaram o serviço.
A Central de Libras opera por uma plataforma on-line, acessível aos servidores e mesários quando uma pessoa com deficiência auditiva solicita atendimento por videochamada em tempo real. O intérprete de Libras se comunica com a pessoa utilizando a linguagem de sinais e traduz as informações para o servidor ouvinte, assegurando a compreensão do processo eleitoral.
Marcos da Costa, secretário da SEDPcD, falou sobre a ação: “A acessibilidade é fundamental para o exercício da nossa democracia. Este é mais um passo do governo do Estado para assegurar que as pessoas surdas em nosso estado possam exercer plenamente sua cidadania”.
A Central de Interpretação de Libras também estará disponível para o segundo turno pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR (disponível na Google Play e Apple Store), no site do TRE-SP e, no dia da eleição, por meio de QR Codes afixados em cartazes nos locais de votação.
Desde sua criação, em outubro de 2023, o programa São Paulo São Libras realizou mais de 17 mil atendimentos.
A iniciativa está presente em todas as delegacias de polícia do estado, nas unidades dos Postos de Atendimentos ao Trabalhador, nos 17 polos de Empregabilidade Inclusiva, nos Centros de Integração da Cidadania, em 242 postos do Poupatempo, na Defensoria Pública e no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor), buscando promover inclusão e acessibilidade em diversos serviços públicos.
Comente Aqui