DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Cavaleiros e motociclistas entregam doações no Dia de Santa Rita

Com a retomada de eventos presenciais, foi realizada mais uma romaria dos cavaleiros das cocheiras do Prainha, no Parque do Castelo, juntamente com motociclistas de vários clubes, saindo das cocheiras com destino ao Centro de Juventude, em Veleiros, também na Capela do Socorro, levando mais de 3 toneladas de alimentos doados para serem entregues à famílias carentes da região.
Após passarem pelo Centro de Juventude, onde foram recebidas pelo frei Xavier Fornasiero, as doações foram levadas para a Paróquia de Santa Rita, em Vila Friburgo, que fará a entrega dos alimentos às famílias. O frei também abençoou os participantes da romaria, cerca de 250 cavaleiros e 60 motociclistas que, além de cavalos e motocicletas, também passavam em charretes e triciclos.
“Há 31 anos fazemos essa doação no Dia de Santa Rita – 22 de maio – e só não pudemos fazê-la durante a pandemia. Este ano, fizemos a romaria junto com os motociclistas, que também arrecadam alimentos prá paróquia”, explica o cavaleiro Caio Roberto Villaverde, que é de Santo Amaro e devoto de Santa Rita.
Segundo Roberto, perto de mil pessoas se reuniram nas cocheiras quando da saída da romaria. Embora fizessem a entrega das doações à paróquia no mesmo dia, motociclistas e cavaleiros realizavam romarias separadamente. A iniciativa faz parte dos festejos pelo Dia de Santa Rita.
Já Lena Sato, da paróquia, lembra que na doação anterior foram recebidas cerca de 5 toneladas de alimentos para serem distribuídos às famílias. “Ainda não temos o número final desta doação, mas deverá ficar abaixo do número da anterior. Acredito que isso se deva também às dificuldades financeiras que a população, de um modo geral, enfrenta”, comenta Lena.
Este ano, um outro fato novo na entrega das doações e que atendeu a uma ponderação do frei Xavier: não houve a tradicional quermesse no Centro de Juventude, costumeiramente realizada na data dedicada à Santa Rita e que recepcionava os romeiros à cavalo, em motocicletas ou em qualquer outro meio de transporte.

Comente Aqui