DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Banho e tosa, hotel e creche liberados para pet

De acordo com o Decreto 59.405 de 8 de maio de 2020, publicado pela Prefeitura de São Paulo, os “serviços veterinários” estavam liberados para funcionamento. Após ampla divulgação aos prestadores de serviços do segmento e retomada das atividades, diversos estabelecimentos foram fiscalizados pelas subprefeituras, gerando questionamentos sobre a extensão de quais serviços se enquadravam nesta liberação.

O vereador Rodrigo Goulart, que também é médico veterinário e atua pela causa animal, enviou oficio à Prefeitura reivindicando esclarecimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Comerciais do Ramo de Pet Shop do Estado de São Paulo (Sindipet-SP).

“A Prefeitura prontamente nos atendeu e respondeu, deixando clara a permissão para que os estabelecimentos de banho e tosa, hotel e creche para pets funcionem normalmente, desde que os mesmos exerçam também outras atividades veterinárias, incluindo a comercialização de medicamentos, produtos farmacêuticos e alimentos para animais. Esta é uma ótima notícia para os colegas veterinários, para os proprietários desse tipo de estabelecimento e para a população em geral que tem um animal de estimação em casa, pois, mesmo durante a pandemia da Covid-19, eles também precisam de cuidados”, explica Rodrigo Goulart.

Em nota, o CRMV-SP ressaltou que a resposta da Prefeitura sobre a liberação dos serviços foi obtida após articulação política junto ao médico veterinário e vereador Rodrigo Goulart, e que “entende que os serviços de banho e tosa, como procedimentos de atenção à saúde animal, podem ser realizados mediante prescrição de horário marcado, evitando a ida de mais de um tutor e observando todas as restrições sanitárias definidas pelas autoridades da área”.

Colaboração: Juliana Lopes

Comente Aqui