DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ainda tem vagas para o mutirão de CNH deste sábado, no Poupatempo

Os motoristas que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até o FINAL DE MAIO, podem aproveitar este sábado, 20 DE MAIO, para realizar o serviço nos postos do Poupatempo.

Para a ação feita em parceria com o Detran-SP, foram disponibilizadas mais de 11,1 mil vagas. Diversos postos do estado, na capital, Grande São Paulo, interior e litoral ainda possuem vagas para o agendamento gratuito. Os horários são das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com a unidade escolhida. A consulta deve ser feita no site WWW.POUPATEMPO.SP.GOV.BR.

Desde o início de 2023, o calendário de renovação voltou ao cronograma habitual, conforme data impressa em cada documento. Assim, quem tem a habilitação vencendo em maio deve renovar em, no máximo, 30 dias após ou 30 dias antes da validade impressa no documento.

As CNH’s vencidas em setembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, também precisam atualizar o documento até 31 DE MAIO. O prazo máximo para regularização das habilitações vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 DE AGOSTO DESTE ANO, conforme o cronograma abaixo:

Mês/Ano de Vencimento Prazo Máximo

Setembro/2022 Maio/2023 Maio/2023
Outubro/2022 Junho/2023 Junho/2023
Novembro/2022 Julho/2023 Julho/2023
Dezembro/2022 Agosto/2023 Agosto/2023

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e gratuito, sem nenhum custo para o cidadão. Basta acessar os canais eletrônicos oficiais do programa: portal WWW.POUPATEMPO.SP.GOV.BR, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Comente Aqui