DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Aconteceu em Santo Amaro o lançamento regional da Jornada de Transformação Digital

No dia 4 de outubro, aproximadamente trezentos empresários, gestores e profissionais da área da indústria da cidade de São Paulo e região participaram do lançamento regional da Jornada de Transformação Digital, realizada na Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, em Santo Amaro.

O programa, que é uma iniciativa inédita Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae, visa promover a modernização dos processos de produção das indústrias para aumentar em até 50% a produtividade e poder torná-las mais competitivas.

 O lançamento foi encabeçado pelo Ciesp Distrital Sul em parceria com as distritais Norte, Oeste e Leste da entidade, na capital. Rafael Cervone, presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), esteve presente, ao lado de Marco Antônio dos Reis, diretor regional do Ciesp Sul, e de Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, representando o prefeito Ricardo Nunes, além de representantes de outros municípios.

A jornada é integralmente gratuita para as indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. “Discutimos muito, desde janeiro, de que forma poderíamos ajudar os pequenos, pois vivemos oito anos de recessão, dois anos e meio de pandemia e agora a guerra da Ucrânia. Os grandes empresários têm contatos, know how e acesso às linhas de financiamento, mas os pequenos não. A gente precisa retomar a nossa produtividade”, discursou Cervone no evento.

Ele acrescentou que o estado de São Paulo tem mais de 53 mil empresas com mais de um funcionário e que emite nota fiscal. Dessas, 92% são pequenos, micro e médios empreendimentos, ou seja, perto de 49 mil empresas. “Para elas foi desenhada esta Jornada, que possui oito etapas. Precisamos desse programa porque este é um momento de transformação brutal da economia em todo mundo e precisamos estar plugados nisso”, disse o presidente.

De acordo com Marco Reis, o programa se chama jornada porque traz uma série de consultorias e treinamentos, e a aplicação é sempre customizada individualmente, pois cada empresa tem um nível diferente de maturidade digital. As duas primeiras etapas envolvem a revisão do modelo de negócio da empresa e é feita pelos consultores especializados do Sebrae. As seis últimas envolvem a parte tecnológica das empresas e é feita por consultores especializados do Senai.

Anfitrião do evento em Santo Amaro, Reis deu as boas vindas aos presentes, informando que os empresários e gestores iriam conhecer como a Jornada Digital funciona na prática, após uma apresentação didática do programa feita por Ricardo Terra, diretor regional do Senai São Paulo. Em seguida, empresários que já participaram da etapa-piloto do programa e que conseguiram aumentar a produtividade, compartilharam suas experiências e ajudaram a tirar as dúvidas do público.

“As mais de mil empresas que já participaram da Jornada ganharam mais de 40% em produtividade. Esse não é um programa acadêmico, mas pé no chão, realidade, piso de fábrica para que vocês possam ganhar produtividade e competitividade”, concluiu Rafael Cervone.

Comente Aqui