DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Abertos para visitação dois parques naturais na Capela do Socorro

Estão abertos ao público cinco Parques Naturais Municipais (PNM’s) de São Paulo. Eles são reservas naturais ambientais, sendo um na zona Leste e quatro no extremo Sul do município. Até agora só podiam ser visitados com agendamento prévio e atraíam cerca de cinquenta visitantes por mês. Desde janeiro, eles já podem ser visitados sem agendamento. Dois dos parques da zona Sul estão em Capela do Socorro: Bororé e Varginha.

O programa começou no dia 14 de janeiro, quando foi aberto o Parque Natural Municipal Itaim, na região de Parelheiros. Na mesma semana, os parques naturais Varginha, Bororé e Jaceguava, também da zona Sul, foram abertos. Todos esses parques estão às margens das represas Billings e Guarapiranga.

Os parques foram instituídos para contribuir com a compensação de impactos ambientais negativos causados pelas obras do Rodoanel sobre os remanescentes florestais de Mata Atlântica; para reduzir os impactos ambientais negativos sobre as várzeas da região, inseridas na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B) e na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV); para conservar a fauna, a flora e os processos ecológicos atrelados; e para promover a integração da comunidade por meio de programas e projetos que visem a participação social.

PNM do Bororé

O PNM Bororé está no bairro da Ilha Bororé, na área da Subprefeitura Capela do Socorro. Embora seja conhecida como ilha, o Bororé situa-se em uma península na represa Billings. Datado do final do século XIX, o bairro existe antes mesmo da construção da represa e conta atualmente com cerca de 80% de sua área útil coberta pela vegetação da Mata Atlântica. As demais áreas do entorno caracterizam-se por usos tipicamente rurais, tais como sítios e chácaras de lazer e propriedades agrícolas, além da própria represa Billings.

O parque oferece os seguintes atrativos e equipamentos: Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago; píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; administração; e estacionamento.

O endereço é estrada das Vieiras, sem número, Bororé, distrito do Grajaú. A visitação neste mês de janeiro é às quintas-feiras, sábados e domingos, das 8h às 17h.

PNM Varginha

O Parque Natural Municipal Varginha (PNM Varginha) está localizado no bairro Chácara Santo Amaro, distrito do Grajaú. Fica distante cerca de 30 quilômetros do Centro da capital paulista. O PNM Varginha tem também como objetivo promover a integração da comunidade por meio de programas e projetos que visem a inclusão social dessas populações, bem como a conservação da fauna, da flora e dos processos ecológicos atrelados a elas. O parque é formado por remanescentes de Mata Atlântica, matas ciliares, reflorestamento de pinheiro (pinus sp) e brejos.

Entre os atrativos e equipamentos, estão: Trilha do Iça com mirante; lago; parquinho infantil; pista para bicicleta; mirante; biblioteca; ATI (Academia para a Terceira Idade); píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; administração; alojamento para pesquisadores (Casa do Pesquisador); e estacionamento.

O parque fica na av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, distrito do Grajaú. Neste mês janeiro, visitação às quartas-feiras, sábados e domingos, 8h às 17h.

Colaboração: Luiz Carlos de Assis

Comente Aqui