DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

A casa dos capoeiristas de São Paulo fica no Campo Belo

Criada com o objetivo de divulgar e valorizar a prática da capoeira, visando ainda a formação de indivíduos aptos a disseminar a importância histórica desta manifestação cultural, que é uma mistura de dança, música, luta, esporte e cultura popular, a Casa da Capoeira foi instalada na rua Sapoti, 20, no bairro Campo Belo, zona Sul paulistana.

“Diante da historia de luta e resistência e do reconhecimento que a modalidade alcançou, fazia-se necessária a criação da Casa da Capoeira que abrigará e imortalizará todo um legado desse povo guerreiro”, afirma o vereador Marcelo Messias, que é coautor do Projeto de Lei nº 17.588, que criou a Casa.

Inicialmente, o projeto foi apresentado na Câmara Municipal em 2020, pelo então vereador Ricardo Nunes, hoje, prefeito de São Paulo. Messias deu prosseguimento à iniciativa do seu colega de partido (MDB) e amigo pessoal, que agora se torna realidade.

Administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o novo espaço é um galpão com palco, cadeiras e pista para as atividades. Na frente, há um pátio onde é possível jogar capoeira e a entrada da Casa faz uma homenagem ao berimbau, instrumento musical utilizado para ritmar os movimentos do corpo durante a prática da capoeira.

O acervo da Casa será composto dos mais diversos materiais relativos à produção de peças, pesquisas e criação de objetos pertinentes à modalidade, objetos históricos, artísticos, fotográficos, gastronômicos e qualquer outra forma de expressão que contribua para a preservação da capoeira.

Sobre a importância dessa manifestação popular, em especial, para os jovens, o vereador Messias destaca que “a capoeira ensina disciplina e respeito aos mais velhos”, além de fazer parte da cultura brasileira.

Comente Aqui