DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Hoje e amanhã, “Feira da Diversidade” na Estácio

Nestes dias 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h, acontece a “Feira da Diversidade” da Universidade Estácio, voltada ao público LGBTQIA+, nos campi Conceição, Santo Amaro e Interlagos.

A comunidade trans, que sofre diariamente com preconceito de gênero, tem a oportunidade de participar do atendimento gratuito para retificação de nome social e registro de assentamento civil no NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio) que está sendo oferecido na feira.

O evento, aberto ao público, também conta com palestras de especialistas, distribuição de kits de prevenção às IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e uma central de currículos. A expectativa é de que mais de mil pessoas passem pelas unidades nesses dois dias.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Botucatu, em 2021, cerca de quatro milhões de pessoas são transgênero binárias e não-binárias no Brasil. Um dos maiores problemas para essa comunidade é a retificação de nome social, que geralmente é um processo burocrático e caro.

Johanna Nascimento, 25 anos, é travesti e diz que qualquer visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ é importante. Ela preza pela humanização e garantia dos direitos básicos da comunidade trans. “Apesar de todo o sofrimento e medo que sentia quando criança e adolescente, me reconhecer e me afirmar como travesti todos os dias, é minha maior conquista”, afirma.

Além da universidade, as ONG’s TransConvida, Angels e o Centro de Integração à Cidadania Jabaquara contribuem na feira. “Estamos concedendo para as diversas pessoas trans, travestis e não binárias a possibilidade de serem quem são, inclusive em seus documentos, mediante assistência jurídica de qualidade e gratuita”, diz Iggor Moreira, organizador do evento.

Com entrada gratuita e aberta ao público, o Campus Interlagos fica na avenida Jangadeiro, 111, em Interlagos. O endereço do Campus Santo Amaro é rua promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 108, em Santo Amaro. E por fim, o Campus Conceição situa-se na avenida eng. Armando de Arruda Pereira, 673, no Jabaquara.

Comente Aqui