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Mais de 90 mil itens deixados em estações e trens da CPTM

A Central de Achados e Perdidos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda, recebe diariamente diversos malotes vindos de todas as linhas com objetos esquecidos nas estações e no interior dos trens. A partir daí, começa um intenso trabalho de separação dos itens, classificação e até investigação para tentar encontrar seus donos. Assim, todos os anos a CPTM consegue devolver grande parte desses objetos, a maioria documentos, informa a empresa.

No ano passado, foram 91.668 itens esquecidos, dos quais 65.026 (71%) eram documentos. Entre os 26.658 objetos restantes, há sempre algo inusitado, como um rolo grande de tecido, esquecido talvez por alguma costureira, ou um carrinho de bebê. Em dezembro, um notebook também foi esquecido na CPTM.

Na Central de Achados e Perdidos também se encontram muletas, pia, vaso sanitário, instrumentos musicais, mala de viagem, barraca de camping e dentaduras, entre tantas outras coisas esquecidas durante as viagens. Mas o item mais presente, depois dos documentos, é mesmo o velho guarda-chuva.

Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que os empregados atuam para achar o dono e, quando estes não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ligado ao governo do Estado. O fundo já foi beneficiado com roupas e brinquedos, entre outros. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores e os cartões de banco são destruídos.

Quando a contabilidade é feita por estação, a centenária Luz ostenta o título de campeã com 10.402 itens esquecidos. Na vice liderança está a Estação Barra Funda, com 7.276 objetos, quase empatada com a Brás, que totalizou 7.226 peças.

Das sete linhas, a que conquistou o pódio em 2019 foi a 8 – Diamante, com 17.862 artigos esquecidos. Por uma diferença de cem itens, a 9 – Esmeralda ficou com a vice liderança, totalizando 17.762 objetos. Já a Linha 12 – Safira ficou em terceiro lugar, com 17.253; a Linha 10 – Turquesa em quarto lugar, com 15.042 peças; e a Linha 11 – Coral, a mais movimentada do sistema, em quinto lugar, com 13.680 itens.

Segundo a CPTM, em 2018, foram achados 88.611 itens contra 77.615 de 2017, o que mostra que a cada ano as pessoas ficam mais desatentas.

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