A operação “É o Bicho” do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado, foi realizada no último dia 9, com a verificação em laboratório do peso e quantidade de produtos nacionais e importados destinados a alimentação e higiene de animais.
No total, foram analisados 17 produtos nos laboratórios da capital, Campinas e São Carlos. Desses, três (18%) apresentaram erros. Acessar https://www.ipem.sp.gov.br/images/Resultado_Geral_Op._E%CC%81_o_Bicho.pdf para conferir a planilha com as irregularidades.
Segundo o Ipem-SP, o objetivo da operação foi conferir se a quantidade do conteúdo do produto é a mesma indicada na embalagem. Os produtos fiscalizados foram os pré-medidos, aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor, destinados a aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equinos, gatos, ovinos, peixes, répteis, roedores e suínos.
No ano passado, na mesma operação, as equipes do Ipem-SP analisaram vinte produtos nos laboratórios e desses, cinco (25%) apresentaram erros.
Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise, assim como a imprensa também pode acompanhar o trabalho nos laboratórios. As empresas autuadas tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
O Ipem-SP informa que disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de diversos produtos.


Comente Aqui