DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Convênio permite o transporte gratuito de mulheres vítimas de violência

Parceria firmada pelo governo do Estado de São Paulo com a empresa de mobilidade 99, permite o transporte gratuito a mulheres vítimas de violência. O convênio faz parte de uma rede de proteção do governo estadual para o enfrentamento da violência contra a mulher.

A parceria teve início em janeiro passado e até o mês de julho, já foram realizadas 205 viagens, o que dá uma média de uma mulher atendida por dia.

Com esta iniciativa, mulheres vítimas de violência têm direito a um deslocamento seguro e sem custos até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), ou ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito ou ainda a um pronto-socorro. O acesso ao serviço é feito por meio de voucher.

Para obter o voucher, a mulher vítima de violência liga para o número 190 e será atendida por uma policial feminina da Cabine Lilás, que oferecerá atendimento especializado. Durante o diálogo é oferecida à vítima a possibilidade de ser levada a um serviço físico de atendimento, se utilizando gratuitamente do aplicativo (app) da 99. Caso ela aceite, a Polícia Militar (PM) aciona o aplicativo por meio de um voucher.

As policiais da Cabine Lilás que fazem a solicitação do transporte podem acompanhar a localização das vítimas em tempo real, ficando de prontidão para qualquer intercorrência.

Além disso, e dependendo da situação, uma viatura da PM pode ser deslocada para o acompanhamento da ocorrência afim de que as mulheres se sintam mais amparadas.

 

Comente Aqui