DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Começa essa semana o primeiro Avança Saúde – Mental

No mês em que se celebra a Luta Antimanicomial, comemorada nacionalmente em 18 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa a realizar o programa Avança Saúde – Mental, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental. A iniciativa é realizada nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade de São Paulo e vai até o mês de junho.

Durante o Avança Saúde – Mental são realizados grupos de acolhimento, atualização de cadastro e identificação de demandas relacionadas à saúde mental, incluindo histórico de tratamento, uso de medicamentos psicotrópicos, consumo de álcool, outras drogas e tabagismo. A ação também visa atualizar o cadastro e identificar pessoas em sofrimento psíquico decorrente de situações de racismo.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “a rede de cuidados da capital foi ampliada com a criação de vinte novos Caps, passando a 103 atualmente”.

De acordo com a SMS são realizadas outras atividades que incluem avaliação do índice de massa corpórea (IMC), aferição de pressão arterial e triagem para diabetes mellitus (DM). Há também atendimento com profissionais de enfermagem para atualização de vacinas e estratificação de risco cardiovascular.

Na área laboratorial, são oferecidos testes rápidos e exames periódicos, como glicemia, colesterol e monitoramento terapêutico. Para a saúde da mulher, tem coleta de citologia oncótica e solicitação de mamografias para pacientes e acompanhantes elegíveis. Também é aplicada a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB).

O programa prevê ainda orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos, especialmente psicotrópicos, e cuidados com a saúde bucal, com triagem de risco para doenças bucais, como cáries e lesões em tecidos moles.

Para as crianças também acontecem atividades lúdicas voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, ao estímulo de habilidades sociais e cognitivas por meio de brincadeiras e exploração de linguagens artísticas.

MODERASP E COMBATE AO TABAGISMO

A Secretaria informa ainda que durante a ação há orientação sobre o uso da ferramenta Modera SP, disponível no aplicativo e-saúdeSP, voltada à prevenção do uso abusivo de álcool. Também é aplicado um teste de dependência à nicotina, com orientações sobre o abandono do tabaco.

Estão sendo promovidas ainda várias ações educativas, individuais e coletivas, por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). As atividades abordam temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção da violência (NPV), diversidade, educação alimentar e nutricional (EAN), fortalecimento de vínculos parentais e rodas de conversa sobre sofrimento mental e racismo.

A população pode localizar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ .

Comente Aqui