DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Após o totem de segurança, cai criminalidade no campus da USP

A instalação de um totem de segurança no portão Fepasa, uma das áreas mais vulneráveis do campus da USP (Universidade de São Paulo), na zona Oeste paulistana, trouxe bons resultados na prevenção de crimes.

Desde sua implementação, em abril de 2024, o local não registrou nenhuma ocorrência, um marco significativo para uma área que anteriormente concentrava grande parte dos casos de furtos. A presença 24h, aliada ao canal que possibilita atendimentos de emergência, transformou a região em um exemplo de segurança.

De acordo com a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU) da USP, em outro portão da universidade foram registradas 163 ocorrências de furtos, roubos e até sequestros entre janeiro e outubro de 2023. Esse número supera os registros do mesmo período de anos anteriores, evidenciando a necessidade de estratégias mais robustas para garantir a segurança da comunidade universitária.

A instalação do totem de segurança no portão Fepasa, que antes também era marcado por furtos de bicicletas, pertences em  veículos, bolsas, mochilas e celulares, gerou impactos significativos na  segurança do campus. Situada em uma área de grande circulação, próxima a pontos de ônibus e à linha de trem, a região era frequentemente utilizada como rota de fuga por criminosos.

Desde sua implementação, o equipamento não apenas inibiu práticas delituosas, mas também ajudou a conscientizar os usuários sobre a importância de proteger seus pertences, reforçando a segurança no local.

Desenvolvido pela empresa Helper Tecnologia, o totem foi instalado com o apoio técnico da equipe de infraestrutura de rede da universidade. Desde sua instalação, há oito meses, o equipamento tem se mostrado uma solução integrada. Entre seus recursos estão uma estrutura robusta, sistema de giroflex que remete às viaturas policiais, comunicador de alta potência para envio de alertas à população, mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas e orientativas, além de monitoramento simultâneo por câmeras 360°.

“O sucesso da iniciativa demonstra o potencial das novas tecnologias na criação de ambientes mais seguros e protegidos”, destaca o diretor da Helper Tecnologia, Edison Endo. 

Comente Aqui