A Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) informa que realizará neste domingo, 4 de agosto, uma manutenção preventiva no Sistema Guarapiranga, visando ampliar sua segurança operacional.
Para a realização dos serviços, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) ABV (Alto da Boa Vista), responsável pela produção de água do sistema. A intervenção ocorrerá das 14h de domingo, dia 4, às 5h de segunda-feira, dia 5.
Segundo a companhia, para diminuir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que áreas normalmente atendidas pelo Guarapiranga recebam momentaneamente água de outros sistemas, através de transferências.
Cerca de 3 milhões de moradores nas zonas Sul e Oeste da cidade de São Paulo e nos municípios de Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes podem ter o fornecimento afetado. A Sabesp orienta o uso consciente da água até a normalização do sistema.
O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será mantido através de redirecionamentos para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência. Consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp 11-3388-8000 ou na Central de Atendimento pelo telefone 0800 – 055.0195 (a ligação é gratuita).
OS TRABALHOS QUE SERÃO FEITOS
De acordo com a Sabesp, dentro dos trabalhos, será realizada a substituição de uma válvula na Estação Elevatória de Água Bruta Guarapiranga, responsável por enviar água para tratamento e que sofre desgaste natural ao longo do tempo. Outros cinco equipamentos idênticos passarão por revisão. Cada válvula tem 1,2 metro de diâmetro e pesa 8 toneladas.
Será feita ainda a manutenção preventiva no sistema de limpeza do gradeamento da estação elevatória, que remove materiais sólidos retidos. Já o ponto de captação na barragem do reservatório Guarapiranga passará por limpeza, realizada por equipe de mergulhadores, 15 metros abaixo da água. Também haverá verificações e ações preventivas em outros pontos do sistema.
USO CONSCIENTE
Diante disso, a Sabesp orienta à população o uso consciente da água armazenada nas caixas-d’água dos imóveis, visando reduzir o prazo para normalização do sistema, que vai ocorrer de forma gradativa ao longo da próxima segunda-feira. A recuperação completa do fornecimento está prevista para acontecer até a terça-feira.
A Sabesp admite que consumidores na região abrangida poderão sofrer impacto no abastecimento (a relação de bairros está em www.sabesp.com.br).
Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina decreto estadual, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.
A Sabesp lamenta os transtornos e esclarece que a manutenção preventiva está sendo comunicada por meio de mensagem para celular e e-mail a consumidores com cadastro atualizado, por comunicado à imprensa e pelas redes sociais da companhia.
Informações no link – https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?
Comente Aqui