Entre os dias 28 e 31 de outubro, a Rede Municipal de Ensino (RME) participa da edição 2025 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é aplicada aos estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, avaliando o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática.
Segundo seus organizadores, o comprometimento das equipes gestoras na aplicação dos testes e questionários, aliado à participação e engajamento dos estudantes, é essencial para que o Saeb cumpra seu papel de gerar informações que orientem as políticas públicas de educação.
Neste sentido, a RME conta com unidades que vêm alcançando cem por cento de participação na avaliação, como a Emef Vila Munck, localizada na zona Oeste da capital. Segundo Christiane Moraes Kiso, assistente de direção, o resultado é fruto de ações estratégicas de mobilização e conscientização junto à comunidade escolar.
“Realizamos campanhas de conscientização com as famílias e os alunos sobre a importância das avaliações externas, utilizando redes sociais, bilhetes informativos e reuniões de pais. Assim que as datas das provas são divulgadas, iniciamos um trabalho de divulgação e sensibilização para garantir boa frequência e participação”, destaca.
De acordo com Christiane, quando os estudantes participam e se dedicam nesse tipo de avaliação, contribuem para que a escola tenha um retrato mais fiel do que já foi aprendido e do que ainda precisa ser reforçado. No Saeb, é necessário um mínimo válido de dez estudantes participantes. Na última edição, a Emef Vila Munck contou com o total de 25 estudantes do 5ºA, 22 do 5ºB, 31 do 9ºA, 30 do 9ºB e 29 do 9ºC.
O Saeb realiza testes e questionários bienais na rede pública e em amostras da rede privada, permitindo ao Inep diagnosticar a educação básica brasileira e fatores que influenciam o desempenho escolar. Os resultados ajudam escolas e redes de ensino a avaliar a qualidade da educação e a aprimorar políticas públicas baseadas em evidências. As médias do Saeb, combinadas às taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2023, a cidade de São Paulo registrou Ideb acima da média nacional nos anos finais do ensino fundamental (4,8 sendo a média atual das redes municipais do Brasil de 4,6). Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a nota da rede municipal (5,6) ficou apenas 0,2 pontos abaixo da média das redes municipais do Brasil (5,8).


Comente Aqui