Desde o dia 15 de agosto, os visitantes do Jardim Botânico de São Paulo estão conferindo a exposição “Caravana do Silvinho”. Em meio à natureza do Jardim, 45 esculturas estilizadas de Silvio Santos são expostas ao ar livre, marcando o início da etapa nacional do projeto artístico idealizado pelas filhas do apresentador como uma homenagem ao fundador do SBT e do Grupo Silvio Santos.
A mostra permanece no Jardim Botânico até 14 de setembro e dá sequência ao projeto que agradou o público durante a fase de pintura ao vivo. Agora, as obras seguem prontas para rodar o país em um circuito itinerante que se estende pelos próximos meses e ao longo de 2026.
Segundo os organizadores, a “Caravana do Silvinho” tem como objetivo eternizar, por meio da arte urbana, a presença de Silvio Santos na memória afetiva dos brasileiros. Unindo cultura, interatividade e acesso democrático à arte, a iniciativa conecta o legado do apresentador à paisagem de espaços públicos relevantes no país.
À frente do projeto está Cintia Abravanel, artista plástica e filha mais velha de Silvio Santos. “A escolha do Jardim Botânico para a estreia da mostra reforça esse compromisso com a sensibilidade de levar a arte para um dos espaços mais simbólicos da capital, promovendo o encontro entre cultura, natureza e memória”, enfatiza.
Com curadoria da Abrava Arte Produções e produção da Breit Produções, o projeto conta com patrocínio da Tele Sena e apoio da Granero Transportes, que é responsável pela logística da exposição em todo o território nacional. Também são apoiadores do projeto as marcas Acrilex, Colorgin e Edding Brasil, fornecedoras oficiais dos materiais utilizados pelos artistas.
As esculturas, com 1,60 metro de altura e produzidas em fibra de vidro, foram pintadas por artistas selecionados por edital e por nomes convidados, como o muralista Eduardo Kobra, um dos principais nomes da arte urbana brasileira.
Ao todo, mais de 40 artistas de diferentes partes do Brasil participaram da criação.
A “Caravana do Silvinho” teve seu lançamento oficial durante o Programa Silvio Santos, apresentado por Patrícia Abravanel, no domingo de Páscoa. Agora, com todas as esculturas finalizadas, a exposição inicia sua jornada pelas ruas do país.
A “Caravana do Silvinho” pode ser conferida durante o horário de funcionamento do Jardim Botânico, todos os dias. O ingresso para a entrada na exposição custa entre 39,90 reais e 19,90 reais (meia-entrada) e pode ser adquirido diretamente na bilheteria do local ou pelo site. Funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h (visitação até 17h) e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h (visitação até 18h).
O endereço do Jardim Botânico de São Paulo é avenida Miguel Estéfano, 3031, bairro Água Funda. Informações sobre o projeto e a agenda de exibições podem ser consultadas em: www.caravanadosilvinho.combr .
Comente Aqui