DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Seminário na Alesp discutirá a tarifa zero

O debate sobre o futuro do transporte público no estado de São Paulo terá uma nova etapa no próximo dia 13 de novembro, com a realização do seminário Tarifa Zero Já: Caminhos para a Mobilidade Sustentável nos Municípios Paulistas, proposto pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino.

O evento será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), às 14h, e aberto ao público. Ele discutirá a viabilidade e a importância da tarifa zero no transporte público, que já é direito para moradores de 45 cidades paulistas.

Desses municípios que já não cobram a tarifa pelo uso do transporte público, 42 tem aplicado o modelo universal, ou seja, em nenhum dia da semana os usuários pagam para usar o ônibus. Já em três deles, o benefício é concedido apenas em alguns dias ou em um dia e no fim de semana, como acontece na capital, onde aos domingos o uso dos ônibus é gratuito.

Para o deputado Marcolino, a proposta de tarifa zero busca garantir o direito de ir e vir a todos os paulistas, especialmente à população de baixa renda, que enfrenta diariamente o peso do custo das passagens no orçamento familiar. O investimento que cada cidadão faz mensalmente, usando dois ônibus por dia (ida e volta), chega a 25% do salário-mínimo (R$ 1.518,00), segundo o parlamentar.

“O transporte público é um serviço essencial, a exemplo da saúde e da educação, e financiado de forma solidária pelo conjunto da sociedade. Não é possível falar em inclusão social se as pessoas não têm condições de se deslocar para o trabalho, para estudar, para o lazer. O transporte é um direito básico e precisa ser tratado como política pública de Estado”, afirmou.

O seminário pretende reunir pesquisadores em mobilidade urbana e na tarifa zero, representantes de movimentos sociais, sindicatos, prefeituras e usuários do transporte público para debater experiências bem-sucedidas de tarifa zero em municípios brasileiros e avaliar modelos de financiamento que possam ser aplicados em escala estadual.

De acordo com Giancarlo Gama, da Jevy Cidades, a tarifa zero promove vantagens para as cidades, como o desenvolvimento do comércio e não há necessidade do modelo ser municipalizado, pode continuar terceirizado.

O deputado Marcolino considera que a tarifa zero, além de garantir esse direito à toda a população, contribui com o meio ambiente, porque reduz a quantidade de veículos em circulação nas cidades, o que também melhora o trânsito e a segurança. Promover a tarifa zero é uma forma de inovar o modelo atual dos serviços públicos de transporte que tem perdido passageiros ao longo dos últimos anos, finaliza Marcolino.

O seminário Tarifa Zero Já: Caminhos para a Mobilidade Sustentável nos Municípios Paulistas acontecerá no dia 13 de novembro, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, bairro Ibirapuera.

 

Comente Aqui