Está em andamento a distribuição do 1º ciclo / 25 do Programa Leve Leite da Secretaria Municipal de Educação (SME). Atualmente são mais de 315 mil crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino da capital paulista cadastradas para receber o benefício e para atendê-las serão mais de 1,2 milhão de quilos de leite em pó integral, segundo a SME. Desde o ano passado, as famílias recebem um SMS de aviso um dia antes da entrega.
Para receber o benefício as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais no município de São Paulo, o CadÚnico. O programa atende crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Também são atendidas crianças com deficiência, matriculadas até o 5º ano da Educação Fundamental, também residentes do município. Para esse público a inscrição no CadÚnico não é obrigatória. No ato da matrícula os pais ou responsáveis legais devem optar pelo recebimento do benefício e assinar o Termo de Adesão ao Programa.
A entrega da fórmula láctea para menores de um ano é feita todos os meses na própria creche. Para os demais, o leite em pó integral é entregue em casa pelos Correios, a cada quatro meses. Desde junho do ano passado, a SME vem anunciando novas medidas para o programa, entre elas a retirada do leite em mais de cem agências dos Correios. As famílias recebem um SMS indicando a agência mais próxima para retirar.
A Secretaria reforça que as famílias devem se dirigir ao local somente após receberem a mensagem de texto indicando a agência. A medida visa ampliar as possibilidades para o recebimento e evitar a interrupção da distribuição. Para manter a integridade do produto, os pacotes ficam disponíveis para retirada durante 7 dias. Caso não sejam retirados, voltam para os galpões para entrega no ciclo seguinte.
A SME destaca ainda a importância de as famílias manterem os dados cadastrais sempre atualizados, principalmente em casos de mudança de endereço. Qualquer dúvida os familiares podem consultar a secretaria da unidade em que a criança está matriculada. Para consultar o cronograma de entregas, acessar – https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/programa-de-alimentacao-escolar/para-estudantes-e-familias/programa-leve-leite/ .
Outra mudança informada pela Secretaria é a nova embalagem do programa que é biodegradável e reduzirá o tempo de decomposição de 200 anos para cerca de 2 a 4 anos. Anualmente são mais de 4 milhões de embalagens distribuídas.
“Medida que está alinhada a outras ações de sustentabilidade como o “Cardápio Escolar Sustentável”, que prioriza alimentos in natura e minimamente processados, além da compra de itens da agricultura familiar”, finaliza a SME.
Comente Aqui