Ao invés de descer uma escadaria, que tal deslizar em um escorregador? Ou, durante o trajeto, pular “amarelinha” enquanto caminha para seu destino. Essa é a realidade dos moradores que passam pelo “Parque de Québra”, no bairro Jardim São Luiz, na zona Sul paulistana, que abraçaram o projeto realizado pelo coletivo “Circo de Québra”.
O local que recebeu a iniciativa era um “escadão” frequentemente utilizado por adultos e crianças da comunidade como um espaço de convivência. A partir da escuta com os moradores, os integrantes do coletivo realizaram intervenções no espaço, transformando a escadaria em um parque, com brinquedos, grafites e uma horta comunitária, todos acessíveis para quem transita pelo local.
“Geralmente as periferias de São Paulo estão distantes de equipamentos de cultura e de lazer. Por isso que muitas vezes as vielas são pontos de convivência entre os moradores. Nesse contexto, o projeto reforça a potencial função social desses espaços, tornando o ambiente mais acolhedor e divertido”, conta o fundador do “Circo de Québra”, Wandré Gouveia.
O “Parque de Québra” é um projeto realizado pelo “Circo de Québra”, coletivo que realiza oficinas culturais e espetáculos na viela desde 2016. As crianças foram as principais arquitetas do projeto, desenhando quais equipamentos de lazer gostariam que estivessem à disposição no local.
Apenas em 2021 que a proposta do “Parque de Québra” sai do papel, durante uma apresentação artística do “Circo(ito) de Québra”, outra iniciativa cultural do coletivo.
Todas as intervenções ocorreram com a presença ativa dos moradores, que ajudaram na instalação dos brinquedos, como o escorregador, e na escalada e no plantio de mudas para a horta, além de contribuir com a manutenção de todos os itens.
A proposta inspirou moradores de outras comunidades, como a viela da Travessa Inácio Martins de Santana, do bairro da Cohab II Itaquera, na zona Leste da cidade. Neste primeiro momento, estão ocorrendo intervenções urbanísticas e ambientais por meio de hortas comunitárias. A iniciativa ocorre em parceria com o Grupo da Mata, coletivo que desenvolve ações culturais e ambientais na região.
SOBRE O “CIRCO DE QUÉBRA”
O “Circo de Québra” foi fundado em 2016 com a realização de um espetáculo circense envolvendo artistas e a comunidade do bairro Jardim São Luiz. O palco utilizado foi o escadão da viela matriz do projeto, hoje chamada de “Parque de Québra”.
Desde então, o grupo já realizou mais de cem eventos / atividades artísticas na viela, impactando mais de 3 mil pessoas. O coletivo também realiza o “Circo(ito) de Québra”, em que promove ações culturais para diferentes bairros periféricos de São Paulo, em parceria com coletivos e artistas dos territórios.
Comente Aqui