DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Projeto de lei propõe meia-entrada para servidores da saúde

Os profissionais da saúde atuam em plantões prolongados, em atividades estressantes e lidam com o sofrimento humano, e essa análise da rotina de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motivou o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) a propor o Projeto de Lei 461/2025 para que esses trabalhadores tenham direito ao desconto de 50% nos ingressos em eventos artísticos, culturais, cinematográficos e desportivos.

O objetivo é que todos os profissionais da saúde pública e privada contem com o mesmo benefício já concedido a professores, estudantes e idosos. “Essa proposta vai contribuir com a valorização dos profissionais de saúde e promover o seu bem-estar. Eles são fundamentais na prevenção de doenças e na maioria das vezes atuam em diversas frentes, sempre com pressão emocional, rotinas e plantões de trabalho extensos e exaustivos”, afirmou o deputado Marcolino.

Para ele, oferecer a meia-entrada em eventos culturais e esportivos é uma maneira de incentivar a ida desses profissionais aos espetáculos e atividades de arte e entretenimento. “A arte é eficaz na redução do estresse, alivia a fadiga mental, fortalece a saúde emocional. Com isso, todos ganham, os profissionais de saúde uma qualidade de vida melhor e a população, um atendimento mais qualificado e assertivo”, avalia o deputado, acrescentando que participar de shows, peças de teatro, exposições de arte, sessões de cinema ou atividades esportivas proporciona momentos de relaxamento, prazer e reflexão, além de estimular a criatividade, a empatia e o pensamento crítico.

“Promover o acesso à cultura para quem dedica a vida ao cuidado do outro é uma medida justa e estratégica”, ressalta Marcolino.

O deputado destaca que a proposta não representa custo para os cofres públicos. Assim como ocorre com outros grupos que já possuem o direito à meia-entrada, o benefício será custeado pelos promotores de eventos.

O projeto de lei está em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e será analisado pelas comissões permanentes antes de ser votado em plenário. Há uma petição pública em defesa desse projeto aberta para mobilizar os profissionais. O link é https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR151142 .

 

Comente Aqui