A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo lembra que doar sangue é um gesto solidário e voluntário, capaz de salvar a vida de pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes, procedimentos oncológicos, transfusões e cirurgias, bem como pacientes com doenças crônicas graves.
Seguro, o processo inteiro de doação dura menos de uma hora, retira no máximo 450 ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas.
A Secretaria informa que os requisitos para doar sangue são: • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável; • Pesar no mínimo 50 kg; • Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação; • Portar documento oficial e original de identidade, com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).
Para tirar dúvidas sobre doação de sangue, acessar https://colsan.org.br/site/perguntas-frequentes/ .
Na capital paulista, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é responsável pelos hemocentros na rede municipal de Saúde, com estes dois pontos de coleta ativos nos hospitais municipais do Tatuapé e Aclimação. Confira:
Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio na avenida Celso Garcia, 4815, Tatuapé. Telefone (11) 2942-8094 / 3394-7081. Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados). Estacionamento gratuito por duas horas na rua Síria, 126 (Jet Autoposto).
Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação, à rua Castro Alves, 60, 4º andar (próximo ao Metrô Vergueiro). Telefone (11) 3277-5303. Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados).
Comente Aqui