A cidade de São Paulo apresenta uma queda no número de casos de dengue, evidenciada pelos dados por semana epidemiológica, com base no início dos sintomas. A doença apresenta um padrão sazonal, concentrando a maioria dos casos no primeiro semestre, com maior incidência entre os meses de fevereiro e abril.
Na semana 14 (de 30/03/2025 a 05/04/2025), foram confirmados 4.624 casos, e na semana 18 (de 27/04/2025 a 03/05/2025), esse número caiu para 3.145. Isso mostra uma queda de 32% na notificação de casos de dengue.
Essa diminuição é atribuída a uma série de medidas da Prefeitura de São Paulo, por meio Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), que atuam no combate ao mosquito transmissor da dengue.
“Esses resultados são consequência direta do trabalho feito diariamente nos territórios, de domingo a domingo, principalmente nas áreas com maior número de casos”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Segundo a Prefeitura, o monitoramento do cenário epidemiológico é constante, e em 2025, já foram realizadas mais de 5,9 milhões de ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, bloqueio de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em locais de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população.
Somente no mês de maio, a Prefeitura informa que mais de 118 mil imóveis foram visitados em ações de bloqueios de criadouros e mais de 7,4 mil quarteirões passaram por nebulizações. As atividades de intensificação do combate à dengue aconteceram em todas as regiões da capital, com foco nos distritos administrativos (DA’s) com maior incidência da doença.
“É fundamental lembrar que a maior parte dos criadouros está dentro das casas, por isso o poder público precisa contar com o apoio de toda a população. Mesmo com a redução, não podemos cessar os cuidados”, reforçou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.
SOBRE A VACINAÇÃO
Desde o início da vacinação, em abril de 2024, até o momento, já foram aplicadas 555.460 doses da vacina contra a dengue, sendo 368.669 primeiras doses (D1) da vacina contra a dengue e 186.791 segundas doses (D2). A cobertura vacinal da D1 está em 54,95%, e da D2 em 27,84%.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde da capital para a população de 10 a 14 anos de idade. O imunizante segue o esquema de duas doses, com intervalo de três meses. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ .
Comente Aqui