Em 25 de fevereiro, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou o novo instrumento de transparência do Smart Sampa, o Prisômetro. Com informações atualizadas em tempo real, o painel digital, instalado em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, na rua XV de Novembro, no Centro, apresenta à população o número de foragidos da Justiça capturados, de presos em flagrante e de pessoas desaparecidas encontradas.
“Seguimos trabalhando fortemente, aumentando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que faz um trabalho integrado com as polícias Militar e Civil, e com o uso da tecnologia para melhorar os índices de segurança na cidade de São Paulo”, destacou o prefeito.
A ferramenta, totalmente digital, contará em breve também com informações de veículos roubados ou furtados apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) com auxílio das cerca de 23 mil câmeras inteligentes instaladas por toda a cidade.
O painel é atualizado com base no levantamento realizado pelas equipes de inteligência do Smart Sampa, a partir do encerramento das ocorrências atendidas pela corporação.
Desde o início da operação do Smart Sampa, em que as câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos avançados que identificam e localizam pessoas cadastradas em vários sistemas, foram presos em flagrante 1.902 criminosos, 720 condenados foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas que estavam desaparecidas.
O Prisômetro é um painel de LED, com três metros de altura por um metro de comprimento. A nova ferramenta, pensada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), foi viabilizada por meio de doação da iniciativa privada, sem custos adicionais. Além de oferecer respostas sobre a atuação da GCM e toda equipe técnica da central de videomonitoramento, o painel também pretende inibir a atuação dos criminosos.
TRABALHO EFETIVO
O Smart Sampa conta atualmente com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, das quais 4 mil têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.
O sistema e as câmeras são equipados com diversos algoritmos, como leitores de placas de veículos e reconhecimento facial, além de contar com alertas de invasões, que permite uma resposta imediata e eficaz para inibir potenciais ameaças à segurança e ao patrimônio público.
Segundo a Prefeitura, a ferramenta vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato e até mesmo integrantes de facções criminosas e de uma máfia chinesa, que estavam circulando pelas ruas, entre as pessoas, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
O Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos, além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.
O projeto permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.
EXPERIÊNCIA EXITOSA
Presente à cerimônia, o prefeito de Maceió, Alagoas, João Henrique Caldas, quis conferir toda a estrutura e operação do Smart Sampa para criar um programa desse tipo na cidade.
“Maceió está estruturando um projeto semelhante. Com a experiência exitosa desse projeto, nós viemos conhecer para poder fazer a interoperabilidade dessas informações com o banco de dados também da Secretaria Estadual de Segurança Pública e com o governo federal para poder atuar no combate à criminalidade”, afirmou Caldas.
No início deste mês, prefeitos das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo vieram conhecer o Smart Sampa. Os prefeitos foram apresentados à plataforma inteligente e aos resultados alcançados ao longo dos sete meses de funcionamento.
Comente Aqui