DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura anuncia o início da construção de túnel sob a avenida Cecília Lottenberg

A Prefeitura de São Paulo informa que iniciará no dia 17 de julho, as obras de construção do túnel sob a avenida Cecília Lottenberg, na região de Santo Amaro, zona Sul da capital. A intervenção é parte do prolongamento da avenida dr. Chucri Zaidan e inserida na Operação Urbana Água Espraiada.

Com investimento de R$ 376 milhões e previsão de conclusão até maio de 2027, o projeto deverá beneficiar cerca de 260 mil pessoas, aliviando gargalos no trânsito e melhorando o transporte público. A nova passagem subterrânea é considerada vital para conectar eixos viários e melhorar o acesso às estações Morumbi da CPTM e Linha 17 – Ouro do Metrô.

O prolongamento da avenida Chucri Zaidan tem extensão aproximada de três quilômetros, no trecho entre a avenida João Doria até a avenida João Dias, passando pelas avenidas arquiteto Carlos Bratke, Cecília Lottenberg e a própria Chucri Zaidan. Eixo estratégico para quem utiliza as avenidas Nações Unidas, Berrini e João Dias, a nova via oferecerá uma ligação alternativa e de apoio à Marginal Pinheiros.

Para garantir a transparência do processo e minimizar impactos, a Prefeitura esclarece que realizou um trabalho de comunicação com a comunidade. Equipes percorreram a região informando moradores, comerciantes e empresas sobre as etapas da obra, canais de atendimento e medidas de mitigação.

Também já está sendo implantado o Projeto de Desvio de Tráfego (PDDT), que inclui a instalação temporária de sinalização horizontal, vertical e semafórica, além de rotas alternativas para minimizar os impactos no trânsito da região. Já no dia 17, começam as escavações do túnel, inicialmente concentradas na avenida Cecilia Lottenberg, nas proximidades da praça Cyro de Freitas Valle.

A intervenção, interrompida em 2018 por questões contratuais e orçamentárias, foi retomada pela Prefeitura em 2024, com o início de uma série de ações preparatórias para viabilizar o avanço das obras viárias, entre elas, as tratativas técnicas com concessionárias de energia, telecomunicações, gás e saneamento, além da construção da rampa cicloviária da ponte Laguna na Marginal do rio Pinheiros (sentido Centro).

Para atendimento à população sobre o projeto e a obra, o telefone / WhatsApp é o (11) 93236-1581 e para atendimento presencial na rua Luiz Seráphico Júnior, 415, bairro Jardim Caravelas, das 9h às 17h.

 

Comente Aqui