DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Pessoas com deficiência auditiva têm mais acessibilidade no Fórum de Santo Amaro

Em 14 de outubro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou no Fórum Regional de Santo Amaro, localizado no bairro Jurubatuba, mais um Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL), proporcionando maior acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

O PAP-CIL oferece a tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante o atendimento em equipamentos públicos.

O Fórum Regional de Santo Amaro poderá realizar audiências por meio de videochamadas em tempo real, que realizam a triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o servidor e o intérprete de Libras, garantindo um atendimento acessível.

O termo de cooperação entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) foi firmado em outubro de 2024 e já contemplou os fóruns da Lapa, Santana, João Mendes Júnior, Hely Lopes Meirelles e o Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, enquanto o Fórum de Itaquera também receberá o serviço ainda neste mês de outubro.

A cidade de São Paulo conta com mais de 860 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência nos equipamentos públicos. Segundo a Prefeitura, o serviço já foi reconhecido pelo Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA), a mais alta condecoração internacional para a excelência na administração pública.

A Central de Intermediação em Libras (CIL) também já recebeu os prêmios Líderes de Acessibilidade da Hand Talk, em 2023, e da Latam Smart Citys Awards, em 2024.

Comente Aqui