Depois de circular, em setembro, pela zona Leste e área central da capital paulista, antecipando a campanha Outubro Rosa e realizando cerca de 1,3 mil atendimentos, a Unidade Móvel da ONG Américas Amigas iniciou, em outubro, sua rota pela Grande São Paulo e interior do estado, oferecendo exames gratuitos de rastreamento e diagnóstico de câncer de mama para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos de idade.
Durante 40 dias de ação, a carreta passará por diversas regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral norte, com expectativa de atender cerca de 2,1 mil pessoas. Ao longo de 2025, as iniciativas da Américas Amigas — realizadas tanto por ações próprias quanto em parceria com outras entidades — já beneficiaram mais de 11,2 mil pessoas em todas as regiões do país.
Desses atendimentos, 352 resultaram em diagnósticos de câncer de mama, sendo 49% em mulheres com menos de 50 anos ou acima dos 69, reforçando a importância do rastreamento fora da faixa etária tradicional.
Segundo dados de sociedades médicas, o diagnóstico precoce do câncer de mama pode elevar em até 95% as chances de cura. A mamografia digital continua sendo o padrão ouro no rastreamento da doença.
A primeira parada da nova rota foi em Perus, na zona noroeste de São Paulo. Agora, a Unidade Móvel segue para Taboão da Serra, Parelheiros, São Miguel Paulista e Mauá, encerrando as ações de outubro na Grande São Paulo.
Todos os exames realizados são gratuitos, com laudos e resultados entregues no mesmo dia, evitando deslocamentos adicionais. A carreta é equipada com mamógrafo digital, aparelho de ultrassom e sala para exames clínicos.
Pessoas interessadas devem se inscrever pelo site www.americasamigas.org.br e aguardar o contato da equipe para agendamento. Casos com alterações suspeitas nas mamas são encaminhados para o Programa de Navegação de Pacientes da Américas Amigas, que garante acompanhamento gratuito e integral.
A carreta da Américas Amigas estará de 15 a 19 de outubro, em Parelheiros, na estrada Ecoturística de Parelheiros, 5.252, Jardim dos Álamos.
A Américas Amigas é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2009, atua no combate ao câncer de mama, promovendo ações de conscientização, educação, capacitação e doação de exames e equipamentos. Em 15 anos de atuação, a ONG já viabilizou mais de 500 mil exames de mamografia e ultrassonografia.
Informações em: www.americasamigas.org.br .




Comente Aqui