DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Obras finais do trecho II da Nova Santo Amaro

A requalificação da avenida Santo Amaro entra na fase final de execução. As intervenções da etapa II, que abrangem o trecho entre a rua Afonso Brás e a avenida Hélio Pellegrino, estão previstas para serem concluídas ainda neste mês de outubro, dentro de um novo padrão de mobilidade, acessibilidade e infraestrutura na região.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, nesta etapa, com o sistema de drenagem já concluído, os trabalhos avançam para a finalização das pistas, com a pavimentação das faixas de concreto rígido que formarão o corredor exclusivo de ônibus. Do projeto também consta a instalação de mobiliário urbano moderno e novos pontos de ônibus com cobertura e bancos, oferecendo mais conforto e acessibilidade ao usuário do transporte público.

Paralelamente, seguem as obras das novas calçadas acessíveis, que receberão piso tátil, rampas de acesso, iluminação em LED, paisagismo e o enterramento das redes elétricas e de telecomunicações. Essas intervenções devem garantir uma paisagem mais limpa, além de mais segurança e comodidade para pedestres e motoristas que circulam pela região.

A obra é executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da São Paulo Obras (SPObras), e faz parte do plano de modernização da mobilidade e da drenagem urbana da região.

O novo sistema de drenagem da avenida Santo Amaro é composto por galeria celular de concreto armado de grandes dimensões e tubulações para os ramais coletores, substituindo antigas estruturas. Essa modernização amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais e reduz o risco de alagamentos na região, segundo a Prefeitura.

 

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Durante as obras, a Prefeitura informa que também adotou medidas de preservação ambiental. Três árvores que estavam na calçada da avenida Santo Amaro, esquina com a rua Fiandeiras, foram transplantadas para outro ponto da avenida, em frente à FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). O procedimento foi realizado por empresa especializada para garantir a adaptação e a sobrevivência das espécies.

Com a conclusão das etapas de drenagem, pavimentação e acabamento das calçadas, a entrega da Fase II está prevista para este mês de outubro.

A Prefeitura destaca que a Nova Santo Amaro se consolida como um marco de modernização urbana, unindo infraestrutura de qualidade, sustentabilidade e acessibilidade.

Comente Aqui