A Universidade Santo Amaro (Unisa), por meio do seu Programa de Residência Médica, realiza no setor de Ortopedia do Hospital Geral do Grajaú (HGG), localizado na zona Sul da cidade de São Paulo, cerca de oitocentos atendimentos por mês.
A experiência vivenciada pelos residentes da Unisa gerou dados sobre o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório e no Pronto Socorro de Ortopedia.
De acordo com o médico e supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Unisa, João Alberto Yazigi Junior, a análise conduzida indica que, em aproximadamente, 17% das cirurgias realizadas são de pacientes com fraturas expostas.
“Observamos que os principais mecanismos de trauma nos pacientes operados pela Ortopedia no Hospital Geral do Grajau são decorrentes de acidentes automobilísticos e traumas domésticos”, indica o médico João Alberto.
Os traumas decorrentes de acidentes com automóveis representam 33% dos casos, seguidos dos incidentes domésticos, com 32%. Observa-se uma distribuição dos mecanismos de trauma de acordo com a faixa etária dos pacientes. Entre 19 e 30 anos, apresentam traumas decorrentes de acidentes automobilísticos, já os pacientes acima dos 60 anos apresentam maior incidência dos acidentes domésticos.
Ainda segundo o ortopedista, a maioria dos pacientes operados apresenta lesões na mão, punho, região do fêmur proximal e tornozelo. A incidência dos casos é maior nos pacientes do sexo masculino: eles correspondem por 70% das operações e concentram a maior parte das lesões ortopédicas que acometem a região da perna e do tornozelo. Já pacientes do sexo feminino são mais acometidas por fraturas na região do fêmur.
MEDICINA UNISA
O Programa de Residência Médica da Unisa em Ortopedia é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
O programa é considerado um dos maiores do país. Ao todo são mais de 2,5 mil leitos hospitalares e 120 salas de atendimento ambulatorial. A Unisa é conveniada à rede pública de saúde estadual e municipal de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Hospital Geral do Grajaú, referência em trauma e ortopedia na zona Sul paulistana.
Comente Aqui