A Prefeitura de São Paulo oficializou no último dia 28, a abertura da 4ª edição da Semana Animal no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, na zona Norte da capital. O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e da primeira-dama, Regina Nunes, além de representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Promovida pela SMS, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a Semana Animal 2025 ocorre de forma simultânea em todo o município, celebrando também o Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).
No evento foi destacado que São Paulo, além de ser pioneira nos programas de registro e castração de animais com mais de 1,7 milhão de animais castrados, foi a primeira cidade do mundo a oferecer atendimento clínico e cirúrgico, por meio dos Hospitais Veterinários Públicos.
“Além da castração, nossos trabalhos de adoção e microchipagem são excelentes. Em breve, a cidade terá mais hospitais veterinários. A região da zona Leste, em São Miguel, será a próxima beneficiada”, afirmou o prefeito.
O primeiro dia
De acordo com a Prefeitura, mais de 1,2 mil visitantes prestigiaram o primeiro dia do evento que contou com serviços de vacinação antirrábica, emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração.
A ação também contou com dinâmicas sobre guarda responsável, espaço kids, exposições sobre a vida dos morcegos e animais peçonhentos, visita à ala das abelhas e atividades educativas sobre o combate à dengue. A iniciativa teve ainda adoção de cães e gatos e de animais de fazenda.
“Esta edição traz novidades como a vacinação humana e ciclos de palestras com os eixos de vigilância de zoonoses e saúde única, além de atividades como castração, microchipagem, adoção e vacinação animal que acontece na Cosap e em 13 postos na cidade, com horários estendidos”, explicou a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.
Ela destacou, ainda, que a guarda responsável é um tema importante que será abordado nesta edição. “Quem decide ter um animal de estimação precisa saber o que é a guarda responsável, saber como cuidar. E a Prefeitura incentiva com os serviços gratuitos facilitando a vida do tutor e cuidando da saúde do animal”, disse a coordenadora.


Comente Aqui