DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Nestas férias tem barco, dinossauros e novos animais na cidade

Com a chegada das férias escolares de julho, o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo se tornam boas opções para quem busca lazer ao ar livre, diversão em família e contato com a natureza.

A programação especial do Zoológico conta com atrações interativas, educativas e novos moradores. Já o Jardim oferece a oportunidade de explorar quase cem anos de história em meio a trilhas, estufas, paisagens e coleções de flores nativas e exóticas.

Entre os destaques está o Acqua Zoo, um passeio de barco que percorre o lago São Francisco de Assis e oferece uma vista da fauna e flora do parque.

Novos moradores também chegaram ao Zoológico, como o casal de tigres-de-bengala, chamados Best e Fred, que passou a morar num espaço de 600 metros quadrados, que permitem a observação segura dos animais pelos visitantes.

Quem também pode ser visto pelo público é o Melman, bebê girafa, que acaba de completar um mês de vida. Ele está na área de visitação ao lado dos pais, Mel e Palito. Ainda sobre os recém-nascidos, a instituição mantém no parque o Espaço Filhotes que abriga cisnes, flamingos e jararacas, entre outros bebês cujos pais não conseguiram cuidar e estão sob cuidados humanos.

A visita permite conhecer espécies ameaçadas dos biomas brasileiros, a exemplo do Bosque da Conservação que reúne três tipos de araras-azuis existentes: arara-azul-grande,  arara-azul-de-Lear e a raríssima ararinha-azul. No local há ainda animais como o mutum-de-Alagoas, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-chauá e papagaio-de-cara-roxa.

Outra espécie é o Axolote, uma pequena salamandra mexicana que tem uma área exclusiva de 230 metros quadrados, com mais de trinta animais.

O Zoo possui ainda diversos espaços educativos, como o formigueiro, onde é possível acompanhar a rotina de uma colônia em pleno funcionamento; o Pulo do Sapo, que aborda temas como os impactos climáticos e do desmatamento em sapos, rãs e pererecas; e a casa das serpentes, entre outros.

Já o espaço temático Mundo Dino transporta os visitantes para a era dos dinossauros com réplicas em tamanho real, como um Tiranossauro Rex de seis metros de altura e 22 metros de comprimento. O ambiente também abriga 60 fósseis originais, incluindo um do Mosassauro, um dos maiores predadores marinhos da pré-história.

JARDIM BOTÂNICO, UM REFÚGIO VERDE

O local tem quase cem anos de história e abriga uma das maiores coleções de Orquídeas e Bromélias do país, além de uma trilha suspensa, um museu que conta a história da botânica, lagos, estufas e plantas raras do mundo inteiro.

A Trilha da Nascente, com 360 metros de extensão, leva os visitantes até uma das nascentes do riacho do Ipiranga. A estrutura, feita com madeira de reflorestamento, conta com plataformas elevadas e durante o trajeto permite observar aves e primatas que vivem na mata.

Outro espaço de destaque é o Jardim dos Sentidos, que estimula o público a experimentar a natureza por meio do tato e olfato. O local conta ainda com um Meliponário, espaço dedicado às abelhas-sem-ferrão. Ao todo, sete espécies nativas do Brasil estão expostas com o objetivo de reforçar a importância desses polinizadores para a preservação da biodiversidade.

DIVERSÃO NOTURNA

Durante as férias, os parques também propiciam experiências noturnas.  O Jardim Botânico recebe a exposição “O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes”, que foi sucesso em Nova York. No Zoo, a diversão fica por conta do “Noite Animal”, passeio que permite a observação de animais com hábitos crepusculares, realizado nos dias 12 e 19 de julho.

O funcionamento é das 9h às 17h e bilheteria até às 16h. Para ingressos, o site é ingressos.zoologico.com.br e a Central de vendas / WhatsApp (das 9h às 18h20): (11) 4934-6804. O endereço é avenida Miguel Estefano, 4241, bairro Água Funda.

 

Comente Aqui