A Prefeitura de São Paulo segue na implantação do Paulistão da Saúde Sul, que será instalado na rua Estevão Fabri, no Parque Atlântico, região da Capela do Socorro, zona Sul paulistana. No local onde hoje há um prédio arredondado abandonado, funcionava o Colégio Elevação.
Com cerca de oito mil metros quadrados, o equipamento reunirá no mesmo espaço serviços especializados, como Hospital Dia, Centro de Exames da Mulher, Centro de Dor Crônica, Centro Oftalmológico e unidades voltadas à reabilitação, oferecendo, de acordo com a Prefeitura, atendimento mais ágil e próximo da comunidade.
Em vistoria no local na quarta-feira, 13 de agosto, o prefeito Ricardo Nunes disse que o equipamento será implantado em uma área que concentra importantes demandas e terá como objetivo ampliar e agilizar o atendimento especializado na região.
“O Paulistão da Saúde é uma inovação que estamos trazendo para São Paulo. Um equipamento onde o cidadão tem vários serviços de saúde no mesmo local, para atender mais e melhor, de forma eficiente”, afirmou o prefeito.
O Paulistão da Saúde é um programa municipal que prevê a construção de quatro grandes complexos de saúde, um em cada região da cidade — Norte, Sul, Leste e Oeste. O objetivo é concentrar diversos serviços no mesmo local, reduzindo deslocamentos, agilizando consultas, exames e cirurgias, e melhorando a integração da rede de atendimento.
A obra mais adiantada é a da zona Norte, na avenida Zaki Narchi, iniciada em 2024. Na zona Leste, as obras começaram ao lado da Estação Itaquera do Metrô.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Hospital Dia, que integra o modelo do Paulistão, já contribuiu para a realização de 403 mil cirurgias de média e baixa complexidade no último ano, em unidades distribuídas pela cidade.
“Estamos conseguindo reduzir a demanda de cirurgias e avançando na qualidade do atendimento à população”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Comente Aqui