DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Muitas homenagens e muita gente na 24ª edição do MaiFest

A 24ª edição do festival MaiFest aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, princesa Isabel, barão do Triunfo e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin, zona Sul paulistana. Segundo os organizadores, cerca de 150 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias. O recorde ainda é de 200 mil participantes.

O evento é organizado anualmente pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin (AEMB), levando para a população cultura, gastronomia, entretenimento e diversão, além de comércio de artigos artesanais de várias partes do Brasil e do exterior.

Este ano com o tema “Eine magische zeit” (traduzindo: “Um tempo mágico”), o MaiFest homenageou a cultura alemã através do escritor Thomas Mann, Prêmio Nobel em 1929 e filho de Júlia da Silva-Bruhns, uma brasileira de Paraty, Rio de Janeiro. A homenagem integra a agenda internacional dos 150 anos de Thomas Mann.

Também foram homenageados pelo MaiFest 2025 o maestro Júlio Medaglia, de 87 anos, a TV Cultura de São Paulo pelos seus 56 anos e pelo programa “Prelúdio da TV Cultura”, que completa 20 anos. Ainda o Restaurante Zur Alten Mühle, no Brooklin, pelos seus 45 anos, a Fundação Dom João VI, 16 anos, a Casa do Saber, 13 anos, e a cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

“Nova Friburgo começa com uma colonização planejada com cem famílias de imigrantes suíços em 1818, vindos do Cantão de Friburgo, na Suíça. Este ano, 2025, completa 207 anos da imigração e por isso a cidade foi escolhida”, explica Luiz Delfino Cardia, curador cultural do MaiFest.

“É um grande prazer estar aqui, no MaiFest, como representante do Consulado Geral da Suíça em São Paulo. Costumo dizer que Brooklin e Campo Belo é uma grande região suíça e por isso temos muitos suíços prestigiando esta festa, inclusive uma grande colônia de Indaiatuba.  Vivem no estado de São Paulo seis mil suíços dos 15 mil que estão no Brasil”, declarou Mihael Schweizer, consul geral adjunto da Suíça em São Paulo, que veio pela primeira vez ao MaiFest.

Ele disse acreditar que em seu país também tenha alguma festa com as características do MaiFest, até “porque nós temos uma cultura muito similar com a alemã e muitas conexões”.

Já para o presidente da AEMB, Carlos Heinz Heying, a festa repetiu o sucesso das edições anteriores. “Contávamos com uma média de público de cem mil pessoas nos dois dias, mas vieram mais e eles tiveram bastante música, dança, informação, cultura, brincadeira para as crianças, enfim, foi uma festa ideal para toda a família”, afirmou Carlos.

Sobre a programação artística do MaiFest, Luiz Cardia explicou que ela girou em torno do tema “Um tempo mágico” e da homenagem a Thomas Mann. Foram 120 atrações artísticas gratuitas para a população, a maioria delas de grupos culturais que vem gratuitamente se apresentar no evento.

Também estiveram no MaiFest o secretário municipal Totó Parente, de Cultura e Economia Criativa, e o prefeito, vice-prefeito e secretário de Cultura de Nova Friburgo.

Comente Aqui