A USP (Universidade de São Paulo) abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2025 do programa USP 60+. Em sua 59ª edição, a iniciativa gratuita é realizada na capital e nos campi do interior, disponibilizando mais de 4,3 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
A consulta das vagas está disponibilizada no site do programa (https://prceu.usp.br/usp60). Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e para atividades complementares o período pode variar ao longo do semestre.
São mais de trezentas atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa: “A ideia do programa é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável”.
Para Dórea, outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações. “Nós inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com os alunos da graduação”. Ele acrescenta que o aprendizado continuado é relevante para prevenir diversos problemas de saúde.
Empreendedorismo; História da Música; Redação Publicitária; Direito Constitucional; Produção Audiovisual em Comunicação Digital; Cultura e Educação Afro-brasileira e Indígena; Introdução à Programação de Computadores; Psicologia Social; Fisiologia da Atividade Motora; e Estudo da Defesa do Consumidor são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos, como dança sênior, lian gong, yoga, condicionamento físico e capoeira, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, baleias e golfinhos para 50+ e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP.
Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 30 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Comente Aqui