No último dia 27, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou a Casa de Cultura Cidade Ademar “Danilo Miranda”, em Cidade Ademar, zona Sul paulistana. Com investimento de R$ 12,9 milhões, o equipamento cultural é o maior da cidade nessa modalidade e o primeiro a contar com um estúdio para produção de podcasts, além de oferecer oficinas, espetáculos e intervenções artísticas gratuitas para o público de todas as idades. A expectativa é atender até 5 mil pessoas por mês.
Durante a inauguração, o prefeito destacou que o projeto — que incluiu responsabilidade social e ambiental — foi desenvolvido em conjunto com a comunidade. “Nós teremos aqui uma série de atividades e, além disso, entregamos também um Telecentro”, disse Nunes, lembrando que recentemente também inaugurou um Centro Educacional Unificado (CEU) em Cidade Ademar.
O local dispõe de duas salas de grande porte com pé-direito duplo, mezaninos, camarins e baias cênicas para apoio a oficinas e espetáculos. Há um ponto de leitura, Telecentro e área de estudos. O projeto incorpora energia solar para geração de eletricidade e aquecimento de água, além da captação e reuso da água da chuva.
O funcionamento seguirá os mesmos horários das demais Casas de Cultura do município: de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 20h. As atrações da nova unidade serão divulgadas semanalmente na rede social 






@ccm.cidadeademar. Para participar, basta chegar no horário da atividade desejada.
Segundo a Prefeitura, Cidade Ademar recebia, desde 2020, uma programação itinerante da Casa de Cultura, que promovia oficinas e eventos em espaços públicos. Foram investidos R$ 1,3 milhão em atividades nesse período, sempre com boa adesão de público.
SOBRE O HOMENAGEADO
Nascido em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Danilo Santos de Miranda (1943–2023) foi um importante gestor cultural brasileiro. Líder cultural, formado em Filosofia, Administração e Ciências Sociais, realizou estudos complementares em gestão empresarial no Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial (IMD), na Suíça.
Dedicou sua carreira ao Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo, onde começou a trabalhar em 1968, como assessor social. Em 1984, assumiu a direção da instituição, cargo que ocupou até seu falecimento em 29 de outubro de 2023.
“Meu pai ficaria extremamente feliz e honrado com essa homenagem. Não existe outro meio de colocar em prática todos os sonhos dele senão pela ocupação de espaços públicos com arte, cultura e lazer, além do estabelecimento de relações interdisciplinares e concretas, que podem ser desenvolvidas neste espaço”, apontou Talita Miranda, filha do homenageado.
Atualmente, São Paulo conta com vinte Casas de Cultura em funcionamento, incluindo a recém-inaugurada em Cidade Ademar.


Comente Aqui