DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Justiça decidiu: Sandro vai para o Santuário de Elefantes Brasil

A Justiça de São Paulo decidiu que o elefante Sandro deve ser transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB) em até 45 dias.

A decisão foi publicada em 23 de abril, após anos de tramitação da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a Prefeitura de Sorocaba, responsável pelo zoológico onde fica o elefante.

Sandro vive há décadas no Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba, interior de São Paulo. As condições do animal no zoológico não são apropriadas, apontou o juiz responsável pelo caso, Alexandre de Mello Guerra, em sua sentença.

Segundo análise do perito que averiguou as condições do animal, mencionada na decisão judicial, “Sandro vive atualmente sozinho no zoológico, o que agrava seu isolamento social, uma vez que os elefantes são altamente sociáveis”.

Além disso, o perito aponta que “a infraestrutura e o espaço disponíveis no zoológico atual são insuficientes para atender às necessidades de um elefante idoso, especialmente em termos de mobilidade e conforto”.

O santuário para onde Sandro deve ser transferido fica na Chapada dos Guimarães (MT). A decisão do Tribunal de Justiça de SP aponta que a transferência só deve acontecer após um planejamento técnico detalhado, que inclua: – Acompanhamento por médico-veterinário com experiência em grandes mamíferos; – Monitoramento clínico contínuo durante o percurso de transferência; – Aclimatação do animal ao contêiner de transporte, entre outras medidas de cuidado.

A Prefeitura de Sorocaba ainda pode recorrer a instâncias superiores da Justiça. Porém, caso a ordem atual seja descumprida, a decisão prevê multa diária de R$ 2.000,00 ao Município de Sorocaba, até atingir o valor de R$ 300 mil reais.

 

Comente Aqui