Como parte do programa Prefeitura Presente, realizado na região de M’Boi Mirim, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou este mês, o primeiro Armazém Solidário da zona Sul da capital. Além deste, a Prefeitura já inaugurou seis unidades nas zonas Norte e Leste da cidade.
Com 765 m² de área total e localizado na estrada de M’Boi Mirim, 4.162, bairro Jardim Ângela, essa é a maior unidade da cidade e a primeira a oferecer produtos cultivados por agricultores de áreas rurais locais, funcionando seis dias por semana.
Segundo o prefeito, este é o sétimo Armazém Solidário da capital, e a ideia é entregar mais nove unidades. “É para quem está no CadÚnico. A Prefeitura não quer criar seus armazéns para concorrer ou prejudicar os pequenos comerciantes, queremos atender as pessoas mais vulneráveis. Quem está no CadÚnico e é morador da cidade pode vir comprar produtos alimentícios, de higiene e limpeza por um valor mais acessível”, explicou Nunes.
“Nós estamos priorizando as regiões com o maior número de pessoas no CadÚnico e instalando nelas os Armazéns Solidários. São locais onde as pessoas mais precisam”, disse o prefeito, acrescentando que “a produção de legumes e verduras tem vindo dos nossos agricultores familiares. São agricultores cadastrados pela Prefeitura e apoiados pelo programa Sampa+Rural”.
Criado em 2024, o programa busca promover o acesso à alimentação saudável para a população inscrita no CadÚnico e que tenha seu cadastro ativo. Nos armazéns são oferecidos todos os tipos de produtos com descontos de 20% a 50% em alguns itens. O espaço disponibiliza alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, sendo todos com valores mais baixos do que em mercados convencionais.
De acordo com a Prefeitura, atualmente são quase 600 itens comercializados. O leite integral – item mais procurado – é vendido por R$ 4,19 nos armazéns, preço 22% menor que no atacado e no varejo, por exemplo. Já o quilo do acém moído é vendido por R$ 17,99, valor quase 50% menor que nos mercados convencionais. Os preços atraem uma média diária de mais de 2,8 mil pessoas, somando todas as unidades.
“Estou achando legal, até agora estou gostando. Os preços são acessíveis e não faltam produtos porque as prateleiras estão sempre cheias. Moro aqui perto, no Copacabana, e prá mim a localização é muito boa”, afirma a cliente Dilma de Oliveira Morais. Outra cliente, Marinélia Conceição, concorda com a questão do preço acessível e destaca que a qualidade dos produtos também é boa. “Alguns produtos não encontro aqui, mas mesmo assim tem bastante coisa”, finaliza Marinélia.
Além do prefeito Ricardo Nunes, estiveram na inauguração do Armazém Solidário os vereadores Silvinho Leite e Isac Félix, a subprefeita Flávia Aparecida Santos (M’Boi Mirim), o subprefeito Ricardo Bittar (Campo Limpo) e vários secretários municipais.
Ricardo Nunes informou que a cidade terá mais nove Armazéns Solidários, inclusive na Capela do Socorro, Parelheiros e Campo Limpo. Vitor Arruda, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, adiantou que o próximo será entregue na Cohab do Jardim Mirna, no distrito de Grajaú, e será maior (1,2 mil metros quadrados) que o de M’Boi Mirim.
Foto: Sérgio Barzaghi / Renato Pinheiro / Célio 























Comente Aqui