DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Inaugurada a Emei Cora Coralina em Cidade Ademar. A primeira escola bilíngue

Em 18 de agosto, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cora Coralina, localizada na Vila Inglesa, região de Cidade Ademar, zona Sul da cidade.

A nova unidade tem capacidade para atender 256 crianças de 4 e 5 anos em período integral. Essa é a 40ª escola entregue pela gestão desde 2023 e a 12ª neste ano.

Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que a unidade será a primeira bilíngue da rede municipal. “Nós vamos realizar aqui um projeto-piloto para que esta seja a primeira escola bilíngue da cidade. A Cora Coralina será o ponto de partida para que possamos ampliar essa iniciativa, permitindo que as crianças tenham contato com o inglês e outras línguas desde cedo. A equipe da Secretaria de Educação fará os ajustes necessários e, a partir daí, poderemos apresentar um plano para as próximas escolas bilíngues da cidade”, explicou.

O prefeito também ressaltou os diferenciais da obra e o impacto para a comunidade. “Estamos entregando um prédio amplo e moderno que substitui a antiga construção, comprometida por rachaduras e demolida. Agora, mais de duzentas crianças terão acesso ao período integral em um espaço com infraestrutura completa, recursos de sustentabilidade, como placas fotovoltaicas e reuso da água da chuva”, afirmou.

A nova escola foi construída no mesmo terreno da antiga unidade, interditada pela Defesa Civil em 2020 em razão de problemas estruturais. Como não havia condições de reforma, o prédio foi demolido.

A diretora da unidade, Adriana Cecília Kroll Vázquez, destacou a importância dessa entrega para a comunidade. “Quem é da região sabe das dificuldades da antiga escola, construída há quase 40 anos e depois interditada. Hoje, poder receber as crianças em um espaço moderno, acessível e de período integral é a realização de um sonho coletivo. As famílias lutaram por isso. É uma vitória para toda a comunidade, porque nossas crianças merecem”, afirmou.

Ela acrescentou que o atendimento em período integral traz benefícios diretos para o desenvolvimento dos alunos. “Além de três refeições diárias, as crianças passam mais tempo em um ambiente estruturado, com atividades educativas e lúdicas conduzidas por professores qualificados, em uma rotina que amplia oportunidades de aprendizado, convivência e autonomia”, disse.

A líder comunitária Cristiane Fargnoli Vieira comentou que “antes era um prédio pequeno e precário, hoje temos uma escola moderna, com ensino em período integral, o que facilita muito a vida das famílias”.

ATENÇÃO À EDUCAÇÃO INFANTIL

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforça que a cidade segue ampliando e fortalecendo o cuidado com a Educação Infantil com novas unidades, um currículo orientador e materiais qualificados, entre outras coisas. “Desde a primeiríssima infância garantimos para as famílias o acesso às creches, que pelo quinto ano consecutivo seguem com fila zerada. E nas Emei’s as crianças seguem trilhando caminhos de oportunidade, aprendizado e desenvolvimento”, enfatizou.

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, a Emei conta com brinquedoteca, parque, cozinha, secretaria e salas amplas, todas adaptadas com critérios de acessibilidade. O prédio também incorpora soluções sustentáveis, como sistema de reuso de água da chuva e placas solares para aquecimento, além de integrar o Programa São Paulo Integral (SPI), que já alcança 514 unidades na cidade.

O trabalho pedagógico será orientado pelo “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, que reúne diretrizes para estimular aprendizagens, desenvolvimento e autonomia das crianças.

Segundo a Prefeitura, desde 2023, foram inaugurados 25 Centros de Educação Infantil (Cei’s), dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s), sete Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s), três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) e três Centros Educacionais Unificados (CEU’s). Em 2025, já são doze novas unidades em funcionamento.

A escola homenageia a escritora goiana Cora Coralina (1889–1985), referência da literatura brasileira, que publicou seu primeiro livro aos 75 anos e se tornou símbolo de perseverança e valorização da cultura popular.

Neto da escritora, o engenheiro Rúbio Tahan destacou a relevância da entrega. “A educação é o principal legado que podemos deixar para nossas crianças, para o nosso futuro, e essa escola é maravilhosa”, afirmou.

Comente Aqui