Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e incentivar o empreendedorismo criativo, o Programa Negócio Cultural chegou à sua 2ª edição em São Paulo a partir do dia 28 de outubro último, com uma programação em escolas públicas.
Realizado pelo Ministério da Cultura e Ecotransforma Produções Artísticas, via Lei de Incentivo à Cultura, o programa promove atividades gratuitas com conteúdos sobre artes visuais e empreendedorismo. As ações acontecem em escolas públicas das zonas Sul e Leste de São Paulo.
Nas atividades, cerca de 1,2 mil estudantes exploram a relação entre artes visuais e empreendedorismo, aprendendo como transformar sua produção artística em um negócio. Eles percorrem trilhas de conhecimento que incluem temas artísticos e também sobre como gerar e expandir empreendimentos.
“Nosso objetivo é mostrar que o talento criativo pode gerar renda e autonomia. Ao conectar arte e empreendedorismo, oferecemos ferramentas para transformar paixão em profissão, incentivando novos olhares sobre o futuro e o mercado criativo”, destaca Abilio Martins, diretor da Ecotransforma.
Como resultado, os alunos apresentarão seus projetos inovadores em uma Feira de Ideias, com premiação para as cinco melhores propostas, destacando a criatividade, inovação e viabilidade dos negócios.
Para os educadores, cem professores da rede pública terão acesso à palestra digital “O Processo de Produção Artística”, disponível na plataforma do Negócio Cultural (https://negociocultural.com.br/).
ACESSO PARA TODOS
Comprometida com a inclusão, a iniciativa garante acessibilidade em todas as atividades. A exposição virtual contará com monitores e intérpretes de Libras, além de materiais com legendas em braile. As oficinas e palestras serão em espaços acessíveis, com rampas, corrimãos, piso tátil, intérpretes de Libras e audiodescrição, para garantir a participação de todos.
Mais do que aprendizado, o Programa Negócio Cultural 2ª edição convida os participantes a transformar ideias em realidade, conectando educação, arte e empreendedorismo em uma experiência enriquecedora e acessível para todos, destacam seus organizadores.
De 28 a 30 de outubro, o projeto aconteceu na E. E. prof. Benedito Ferreira de Albuquerque, bairro Vila Roschel, em Parelheiros.
Nos dias 24 e 25 de novembro ele estará na E. E. Samuel Wainer, no distrito de Grajaú.
Por fim, nos dias 1 e 2 de dezembro, na E. E. Fabiano Lozano, no bairro Vila Mariana.


Comente Aqui