
Em 27 de setembro, o Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, conhecido popularmente como a ‘Escola do Frei’, abriu suas portas ao público para mais uma edição da Feira das Profissões. Ela novamente aconteceu na avenida coronel Octaviano de Freitas Costa, 463, bairro Veleiros, na região da Capela do Socorro.
Em sua 5ª edição, o evento gratuito reuniu aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre alunos, familiares, ex-alunos, colaboradores, autoridades, parceiros, patrocinadores e membros da comunidade local.
Estiveram na ‘Escola do Frei’ o vereador e secretário municipal, Rodrigo Goulart, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o ex-parlamentar Antonio Goulart, a secretária municipal Eliana Gomes, de Assistência Social, o vereador Marcelo Messias, representantes da Diretoria de Ensino – Sul 3, além de parceiros institucionais e educacionais que têm colaborado com os projetos do instituto, lideranças comunitárias e membros do Conselho Gestor.
A Feira das Profissões tem como objetivo aproximar os jovens do universo profissional e apresentar possibilidades de carreira. Além de visitar toda a estrutura da escola — com salas de aula, laboratórios, oficinas e biblioteca —, o público conheceu de perto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e os diversos cursos oferecidos pelo instituto.
As inscrições para os cursos no próximo ano, começam este mês (ver cartaz), e a Feira proporcionou aos interessados nesses cursos da instituição a oportunidade de conhecê-los e assim poderem se inscrever para 2025.
Esta edição marcou um novo formato de apresentação dos cursos, com os alunos protagonizando as demonstrações práticas e experiências interativas em cada área. Além disso, o evento destacou a participação de empresas parceiras, que apresentaram possibilidades reais de formação e empregabilidade aos visitantes. A estrutura também foi ampliada, proporcionando mais conforto ao público.
Entre as apresentações e atrações do evento, os visitantes puderam conhecer uma empresa de intercâmbio para jovens que sonham em estudar fora; participar de simulações de entrevistas de emprego; fazer exame de vista gratuito; receber atendimento da UBS (Unidade Básica de Saúde) Veleiros, com aferição de pressão e aplicação de vacinas; conhecer a oficina de LinkedIn para tirar dúvidas e criar perfis profissionais; também a oficina prática de Horta em Casa; verificar as oportunidades de emprego com o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Prefeitura; utilizar os serviços da Ade Sampa, voltados para o MEI; do CREAS (Assistência Social), oferecendo orientações sociais; e conhecer os parceiros do instituto.
O evento contou também com espaços gastronômicos, como a já tradicional “Padaria do Frei”, com pães e doces artesanais, a barraca de pastel e outras delícias preparadas para a ocasião. Cerca de duzentas pessoas estiveram diretamente envolvidas na organização e execução da feira.



























Segundo Teresa Barradas, da direção do Instituto Social, as atividades práticas dos cursos técnicos e profissionalizantes, especialmente nas áreas de Comunicação Visual, Informática, Automação e Eletromecânica de Autos, despertaram grande interesse do público. Também o estande de Automação Residencial e Robótica atraiu muitos visitantes, especialmente os mais jovens.
“A Feira das Profissões reafirmou o compromisso do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima com a formação integral dos jovens e com a valorização da educação como ferramenta de transformação social. Ela mostrou que, quando escola, comunidade e parceiros caminham juntos, é possível construir um futuro mais humano e promissor”, afirmou Teresa Barradas.


Comente Aqui