Com o objetivo de despoluir a represa Billings, de oferecer moradias dignas a 425 famílias e dar uma opção de lazer à população da região, a Prefeitura de São Paulo entregou, em janeiro último, o Parque Prainha Pabreu, localizado no distrito de Grajaú, extremo Sul paulistano.
“Aqui, 425 famílias com dificuldade de moradia, construíram suas casas à beira da Billings, jogando esgoto diariamente na represa e morando de forma insalubre. Fizemos o atendimento habitacional dessas famílias, entregamos esse parque de 31 mil metros quadrados para a comunidade, com várias opções de lazer e convívio, e ainda recuperamos esta parte da represa”, explicou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração do parque, que foi viabilizado pelo Programa Mananciais e será mantido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
O Parque Prainha Pabreu oferece áreas de esporte, com quadra, pista de skate, pista de caminhada, playgrounds, deck flutuante, área de plantio arbóreo e recuperação ambiental da borda da represa Billings.
A Prefeitura informa que, no total, são 30.958 metros quadrados de área do parque, na qual haverá o plantio de mini florestas de Mata Atlântica. O secretário Rodrigo Ashiuchi, do Verde e Meio Ambiente, disse que foram plantadas 270 árvores no Prainha Pabreu e que há previsão de serem plantadas mais trezentas.
Para implantação do equipamento, as 425 famílias que ali viviam foram reassentadas, sendo que 376 estão em auxílio aluguel, 31 foram indenizadas e 18 receberam unidades em conjuntos habitacionais.
Antes do parque, o Programa Mananciais realizou obras de urbanização no entorno, beneficiando perto de 1,6 mil famílias que vivem na região.
Comente Aqui