Foi publicado no Diário Oficial de 1º de setembro, contrato firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a Enel Distribuição São Paulo que prevê o enterramento da rede aérea de energia elétrica e de telecomunicações em um trecho de cerca de 2,6 mil metros de extensão no Corredor Interlagos, entre a avenida Atlântica e a praça Enzo Ferrari, no distrito de Cidade Dutra, zona Sul paulistana.
A obra integra o projeto de requalificação do corredor, iniciado em maio último e que cobre um total de 9,1 quilômetros, entre as avenidas Washington Luís e Atlântica, com um investimento total estimado em R$ 100 milhões. Os trabalhos estão à cargo da SPObras e deverão beneficiar aproximadamente 230 mil pessoas diariamente, segundo a Prefeitura.
Além do enterramento da rede aérea de energia e telecomunicação, consta do projeto a implantação de pavimento rígido exclusivo para ônibus, reforço da drenagem, modernização da sinalização viária e da iluminação pública, intervenções paisagísticas, requalificação de calçadas com rampas e piso tátil, além de acessibilidade nas paradas de ônibus.
O contrato firmado entre a Prefeitura e a Enel, no valor de R$ 13,9 milhões, prevê o enterramento dos fios num prazo de 12 meses e é uma das principais etapas do projeto de modernização dos corredores de ônibus da cidade.
De acordo com a Prefeitura, essa medida traz benefícios diretos, como a eliminação de postes e a liberação das calçadas, o que melhora a acessibilidade e reduz riscos de acidentes. Ela também protege as redes elétricas contra intempéries, evita queda de energia, reduz furtos de cabos e melhora o aspecto visual da região, o que também contribui para sua valorização imobiliária.
O enterramento de fios já é adotado em cidades como Paris, Londres, Nova York, Santiago do Chile e Bogotá, e tem sido implementado pela Prefeitura paulistana na cidade, como nos corredores Itapecerica e Amador Bueno, conforme contratos semelhantes firmados com a Enel em 2024 e 2025.
Comente Aqui