O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) propôs uma emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, no valor de R$ 5,8 milhões para que o Hospital Geral do Grajaú (HGG), na zona Sul paulistana, se torne um Centro de Referência em Tratamento de Doenças Cardíacas, visando beneficiar uma das áreas mais populosas e vulneráveis da capital paulista.
O Projeto GrajaCor busca proporcionar à população da região, cerca de 2,4 milhões de pessoas que vivem nos distritos do Grajaú, Cidade Dutra, Engenheiro Marsilac, Parelheiros, Socorro, Pedreira e arredores, atendimento de alta complexidade especializada em cardiologia.
Essa emenda, de número 11.674/2024, busca garantir recursos para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares destinados ao Projeto GrajaCor. A iniciativa, aprovada pela Secretaria da Saúde, é uma resposta à crescente demanda por serviços especializados em cardiologia, uma das maiores carências na região Sul da cidade, segundo o deputado.
O projeto prevê a construção de uma unidade dedicada ao atendimento de doenças como insuficiência cardíaca, arritmias e doenças coronarianas. “Atualmente, os moradores enfrentam longas filas, com tempo médio de espera para procedimentos cardíacos chegando a 12 dias. Com o centro, a previsão é reduzir este período para apenas dois dias, contribuindo para o tratamento no período adequado e até mesmo na prevenção das doenças do coração”, comentou o deputado Marcolino.
AMPLIAÇÃO DE LEITOS E SERVIÇOS
Além de melhorar a agilidade no atendimento, o GrajaCor prevê a ampliação da UTI Adulto do hospital com seis novos leitos, dos quais dez serão dedicados exclusivamente a pacientes com doenças coronarianas. A expectativa é realizar até 250 procedimentos por mês, como cateterismos, angioplastias e cirurgias cardíacas, aumentando a capacidade de atendimento em mais de 30%.
Entre os serviços especializados oferecidos pelo centro estarão cirurgias de revascularização miocárdica, troca valvar, implantes de marcapasso e angioplastias coronárias. Esses procedimentos são fundamentais para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, uma das principais causas de óbito no país.
Conforme o projeto, com a alocação dos recursos necessários, o Hospital Geral do Grajaú estará capacitado a oferecer “um serviço de excelência, suprindo uma demanda histórica e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”.
“Com a emenda aprovada para a execução do projeto GrajaCor, haverá uma importante melhoria na infraestrutura hospitalar da região e também um impacto positivo na saúde pública da cidade de São Paulo”, finalizou Luiz Marcolino.
Comente Aqui