A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da São Paulo Transportes (SPTrans), incluiu uma embarcação nova para operar no Aquático-SP. O Talha-Mar passa a fazer parte da frota de barcos que fazem a travessia entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na represa Billings, no extremo Sul paulistano.
O barco entrou em operação para substituir o Biguá II, que estava no Aquático-SP desde o início da operação assistida em maio de 2024. Além de ser uma embarcação nova, o Talha-Mar tem 48 assentos, ampliando a oferta de lugares e a capacidade de transporte dos passageiros, já que o Biguá II oferecia 30 assentos.
O Talha-Mar também conta com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicleta e cadeira de rodas, além de dois motores de popa a diesel, exclusivos no Brasil. Os demais barcos Bororé e Santo Amaro, com capacidade para transportar 60 passageiros, e Biguá I, que comporta 30 pessoas, continuam operando normalmente no trajeto.
O Aquático-SP é o primeiro transporte hidroviário público de São Paulo. Ele opera na represa Billings e atende as regiões do Grajaú e de Pedreira. O modal de transporte faz o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas em um percurso de 5,6 quilômetros, em cerca de 17 minutos.
O horário de funcionamento do Aquático-SP é de segunda-feira a domingo, das 5h às 21h. A integração com os ônibus é feita por duas linhas que facilitam o acesso aos novos terminais: 606 C/10 (Circular – Cantinho do Céu) e 627 M/10 (Mar Paulista – Terminal Santo Amaro).
Comente Aqui