Entre os dias 22 e 24 de novembro, aconteceu a IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra no Pavilhão 3 do Distrito Anhembi, situado na avenida Olavo Fontoura, bairro Santana, zona Norte paulistana, e que contou com uma programação cultural e espaço para atuação de afroempreendedores.
A entrada foi gratuita, mas com necessidade de inscrição no site oficial do evento.
Celebrando a herança africana no Brasil e no mundo, destacando as conquistas e lutas da população negra ao longo da história, aconteceram várias apresentações culturais e debates, buscando trazer à tona questões culturais, sociais e raciais.
A programação do evento contou com shows de DJ Evelyn, Emanuelle Araújo, Gê de Lima, Pagode 90, Darlan e Criolo, entre outros.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi criado oficialmente em 2011, pela então presidente Dilma Rousseff. À época, porém, a data não era feriado nacional. Somente passou a ser depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.759/23, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
O cantor Gê de Lima, da região do Grajaú, marcou presença na Expo Internacional com uma bela apresentação. Já, Criolo entrou no palco cantando a música “Duas de Cinco”. No meio do show, uma moça da plateia jogou uma bandeira de Pernambuco sobre o palco, que foi reverenciada por Dj Dandan e Criolo.
Ao final da apresentação, Criolo chamou toda equipe e a produção do evento, agradecendo a presença de todos, principalmente do bom público que prestigiou o espetáculo.
Colaboração: Adriano Mendes
Comente Aqui